Cultura

Concurso público para reconversão da praça de touros de Viana em julho

Concurso público para reconversão da praça de touros de Viana em julho

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, anunciou, esta quinta-feira, o lançamento no final de julho de um concurso público para reconversão da antiga praça de touros da cidade.

A informação foi prestada pelo autarca socialista na sequência de uma questão levantada pelos vereadores do PSD no período que antecedeu a ordem do dia na reunião do executivo. O presidente da Câmara adiantou ainda que o objetivo é que as obras se iniciem em janeiro do próximo ano.

Um primeiro concurso foi lançado há cerca de um ano "mas ficou deserto". Segundo José Maria Costa, o projeto de remodelação do recinto "foi reformulado e redimensionado para valores que se enquadrem com a capacidade financeira do município". O anterior previa um investimento que "ultrapassava cinco milhões de euros".

A nova versão prevê um teto de "quatro milhões de euros". "Os preços estão um bocadinho sobreaquecidos no mercado da construção e o que estivemos a fazer foi a retirar algumas valências que estavam previstas, mas sem pôr em causa a mais-valia do projeto, que é importante para a cidade", disse o presidente da Câmara.

A antiga praça ressurgirá com o nome de "Praça Viana" e acolherá atividades desportivas e culturais. Com quase 70 anos de existência, a praça de touros vianense, situada junto ao rio Lima e nas imediações do Parque da Cidade, encontra-se vedada às lides taurinas desde 2009.