JN Rede de Notícias

CorPower Ocean investe 16 milhões para produção de energia das ondas em Viana do Castelo

CorPower Ocean investe 16 milhões para produção de energia das ondas em Viana do Castelo

A tecnológica CorPower Ocean está a investir 16 milhões de euros num centro de Investigação e Desenvolvimento (I&D) em Viana do Castelo para desenvolver conversores de energia das ondas, informou esta terça-feira a Câmara local.

Em comunicado, a Câmara da capital do Alto Minho diz que a "CorPower Ocean e a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) chegaram a acordo para desenvolver a instalação de energia oceânica no porto comercial de Viana do Castelo". "A APDL proporcionará espaço para o fabrico, montagem e manutenção de conversores de energia das ondas à escala comercial", adianta o município presidido pelo socialista José Maria Costa.

Em causa está o projeto considerado "pioneiro", designado por HiWave-5. "Este projeto está em linha com os objetivos de sustentabilidade europeus e é um passo considerável para a descarbonização e a implementação em grande escala de energia limpa. Pretendemos servir de exemplo para outros portos europeus, no que diz respeito à utilização das infraestruturas existentes para fins semelhantes", afirma a administração da APDL, citada naquela nota.

Leia mais em AltoMinho TV

Outras Notícias