O Jogo ao Vivo

Viana do Castelo

Estaleiros de Viana receberam o primeiro novo serviço em meses

Estaleiros de Viana receberam o primeiro novo serviço em meses

Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo iniciaram nos últimos dias a reparação de um navio do armador português Transinsular, o primeiro serviço que a empresa recebe em três meses.

"É um cliente habitual dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), o que demonstra a confiança nos nossos serviços de reparação", explicou à Lusa fonte da administração daquela empresa pública.

Entre Novembro e Janeiro as docas dos estaleiros não receberam qualquer navio para reparação. Este ramo do negócio, segundo a Comissão de Trabalhadores, terá rendido aos estaleiros, em 2011, cerca de 20 milhões de euros, em 60 navios intervencionados.

A reparação que agora se iniciou no navio "Ponta do Sol", um porta contentores de 100,62 metros de comprimento, deverá ocupar uma parte dos trabalhadores dos ENVC durante quase todo o mês de Fevereiro, rendendo 400 mil euros.

"Quanto a outras reparações, existe uma actividade comercial intensa, há consultas de armadores e inclusive processos de negociação activos, mas não se confirma para já nenhum novo contrato firme", explicou a mesma fonte da administração.

Nesta altura os estaleiros mantêm apenas a construção do "NRP Figueira da Foz", o segundo patrulha para a Marinha Portuguesa, para o qual necessitam de adquirir material no valor de cerca de nove milhões de euros e que está há vários meses em fase final.

Por avançar, há cerca de sete meses, encontra-se a construção de dois navios asfalteiros encomendados pela Venezuela por 128 milhões de euros, porque os ENVC não têm liquidez para adquirir a matéria-prima necessária, nomeadamente o aço e motores.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG