Viana do Castelo

Falta de água em Afife obriga a usar rede municipal

Falta de água em Afife obriga a usar rede municipal

Cerca de 350 consumidores da freguesia de Afife, em Viana do Castelo, estão a ser abastecidos pela rede municipal de água, depois de há duas semanas as nascentes da rede própria terem praticamente secado.

"Já não chove há oito meses. As nossas captações são feitas no monte, através de nascentes e minas, e têm vindo quase a secar. No final de Setembro deixou de ser possível abastecer um quarto da freguesia", explicou à Lusa o presidente da Junta de Afife.

Segundo Arlindo Ribeiro, a rede de abastecimento própria é gerida pela Junta de Freguesia há cerca de 50 anos e resultou do aproveitamento do sistema que antigamente abastecia os fontanários e outros equipamentos públicos.

"Constantemente, são feitas análises à qualidade da água pela Delegação de Saúde e nunca houve problema. Também não me recordo de uma situação como esta, de praticamente ficarmos sem água para abastecer, a não ser uns dias nos meses de Agosto", explicou ainda o autarca.

A solução para abastecer estas habitações acabou por passar por uma ligação directa entre a rede da freguesia e a dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo, que já cobre uma parte da localidade de Afife.

À Lusa, o vereador com o pelouro dos Serviços Municipalizados na Câmara de Viana explicou que estão a ser fornecidos diariamente 130 metros cúbicos de água a estes 350 consumidores afectados pela quebra da rede local.

"É o único caso que registámos em todo o concelho. Nas restantes freguesias estamos a conseguir assegurar o abastecimento através das nossas três captações próprias", sublinhou Vítor Lemos.

O abastecimento através da rede municipal de Viana do Castelo é assegurado por três captações, casos de Areosa, Bertiandos e Barroselas.