Cinema

Filmagens sobre "Titanic da Galiza" em Viana do Castelo

Filmagens sobre "Titanic da Galiza" em Viana do Castelo

Viana do Castelo está a ser cenário, por estes dias, de gravações do filme "El Santa o Isabel", uma coprodução galego-portuguesa sobre o naufrágio nos anos 20 de um navio que ficou conhecido como o "Titanic da Galiza".

As filmagens envolvem uma equipa de 46 pessoas e a participação da produtora portuguesa Take 2000. Decorrem na piscina municipal de Barroselas que, segundo fonte da produção, reúne condições ideais para as cenas do filme. Estão previstos dois dias de gravação.

Segundo comunicado divulgado esta tarde de quarta-feira pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, o "El Santa Isabel" "narra os feitos heroicos de três mulheres que, no final dos anos 20, salvaram 50 pessoas".

O filme é dirigido por Paula Cons e inspira-se no naufrágio ocorrido a 2 de janeiro de 1921 do barco a vapor "El Santa Isabel", quando se dirigia a Buenos Aires com 260 emigrantes a bordo. Afundou-se na costa galega em frente à ilha de Sálvora.

María, Josefa e Cipriana lançaram-se ao mar numa pequena embarcação tradicional para salvar o número maior de pessoas possível. O elenco espanhol conta com nomes como Nerea Barros, Óscar Martinez e Unax Ugalde.

A gravação do filme teve o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que recentemente criou a VianaFilm para apoiar aquele tipo de produções no município.

Imobusiness