O Jogo ao Vivo

Viana do Castelo

"O mais antigo de Portugal" a jogar desde 1898

"O mais antigo de Portugal" a jogar desde 1898

Banda, hino e bandeira ao alto, hoje, na sede do Sport Clube Vianense, que festeja o 115.Oº aniversário. Idade provecta a do emblema nascido a 13 de Março de 1898, "o mais antigo a jogar futebol em Portugal", como se reclama o clube de Viana do Castelo. A data é assinalada com pompa e com um jantar de homenagem à equipa campeã nacional da 3.ª Divisão em 1998/99.

Dos mercadores ingleses que introduziram o "beautifull-game" em Viana do Vastelo, no final do século XIX, aos dias de hoje, construiu-se um clube repleto de história e que teve a primeira equipa em campeonatos oficiais na distante época de 1923/24.

A saudade também juntará à mesa, hoje, os craques que ganharam o único título nacional do Vianense. Alguns deles voltarão a vestir a camsiola do Vianense já no próximo sábado, numa equipa de veteranos, que irá defrontar as velhas guardas do F.C. Porto. O encontro "retro" está marcado para as 16 horas, no Estádio Dr. José de Matos.

O Sport Club Vianense até já foi cliente assíduo da antiga 2.ª divisão, nos anos 1970 e 1980. Presentemente, anda na 3.ª Divisão. Terminou a primeira fase com uma vitória no campo do Maria da Fonte, por 3-1, e acabou no terceiro lugar da Série A, que lhe permite seguir para a fase seguinte com as aspirações intactas. O regresso à 2.ª divisão é o objectivo.

O presidente não tem dúvidas: "Vamos subir. Não tenho dúvidas", diz João Paulo Novo, que gere o clube há oito anos. Gerir é uma forma de expressão: "Andamos sempre com as calças nas mãos, sempre a fazer ginástica", diz o próprio dirigente.

De orçamento global de 130 mil euros, uns 75 mil são gastos para manter a equipa sénior em competição, quase no amadorismo puro. "Prémios? Ajudas de custo? De há dois anos para cá, só lanches, só jantares", afirma João Paulo Novo.

A outra metade do orçamento é para manter as escolas de futebol, bem como as secções de pesca, de judo e de danças de salão. O Vianense até já foi mais eclético, mas "teve de cortar". Cortou no futsal, que também andava pela 3.ª Divisão.

E se o Vianense anda pelos escalões secundários, nem por isso deixa de se reclamar como porta-estandarte do desporto no distrito de Viana do Castelo. "O Limianos? A Juventude de Viana? Não chegam nem aos nossos calcanhares", orgulha-se João Paulo Novo.

Ainda hoje, pelas 21.30, no salão nobre da sede do Vianense, decorrerá um colóquio subordinado ao tema "O Movimento Associativo no Fenómeno Desportivo", que terá a participação de Paulo Fonseca, treinador do Paços de Ferreira.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG