Viana do Castelo

Petição do Movimento SOS Serra d'Arga debatida dia 11 de março na AR

Petição do Movimento SOS Serra d'Arga debatida dia 11 de março na AR

Uma petição do Movimento SOS Serra d'Arga, que contesta a instalação de minas a céu aberto na região do Alto Minho, vai ser discutida na Assembleia da República no dia 11 de março.

O documento, com 1500 assinaturas e que foi entregue a 15 de janeiro, solicita aos deputados "o chumbo da medida proposta no OE2020 referente à abertura do concurso público para a prospeção, pesquisa e exploração de lítio e minerais associados".

Para Carlos Seixas, porta-voz do SOS Serra d'Arga, a discussão no Parlamento peca por tardia. "É importante que a petição seja discutida na Assembleia da República, mas se é importante o seu conteúdo, agora que o Orçamento de Estado foi aprovado, isso não", comentou, referindo que, ainda assim, o dia 11 será "um pretexto para o movimento estar presente pela terceira vez na AR e, se calhar, tentar explicar aos senhores deputados o que a população pretende e porque é que está contra este projeto de mineração".

Este movimento de cidadãos defende a preservação da Serra d'Arga e território envolvente, abrangendo os concelhos de Viana do Castelo, Caminha, Ponte de Lima e Vila Nova de Cerveira. Recentemente reuniu com os autarcas daqueles cinco municípios e organizou também, juntamente com outros quatro movimentos uma manifestação de protesto contra a mineração a céu aberto em Viana do Castelo.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG