Um espaço dedicado ao mundo da música, com várias valências, entre as quais formação, vai ser inaugurado no próximo sábado em Viana do Castelo.
O projeto representa um investimento superior a um milhão de euros e vai criar 40 postos de trabalho. Chama-se Amadeus Music Center e vai funcionar num edifício construído de raiz, nas imediações da cidade, na Praça Dr. António Feio Ribeiro Silva, em Santa Maria Maria (junto à rotunda do Monumento ao Carreteiro).
A Amadeus Music Center é uma junção de várias valências na área da música, comércio de instrumentos musicais, escola, desenvolvimento de software e estúdio de gravação", afirma o empresário Amadeu Palhares de 51 anos, promotor do projeto e líder do grupo Amadeus.
O investimento assinala os 20 anos do nascimento do grupo e irá agregar além de "uma das maiores lojas de instrumentos musicais do país", uma escola de música, "com capacidade de até 300 alunos".
O espaço de formação e ensino existente atualmente nas instalações originais do grupo com 168 alunos.
A Amadeus Music Center vai albergar, ainda, mais duas empresas do mesmo grupo: a MUSa Software, que desenvolve software para o ensino artístico, e a Rockschool Portugal, representante portuguesa da RSL Awards.
No total criará "17 postos de trabalho diretos e 23 indiretos, sendo estes últimos na sua maioria professores".
"Este promete ser um local onde o lazer, o ensino e a cultura se fundem. Será um ponto de encontro para todos os que gostam de música, sejam eles amadores, estudantes ou profissionais", afirma Amadeu Palhares, que possui formação em Música e Engenharia Mecânica, na vertente de Gestão de Produção.
A inauguração do espaço no sábado contará com várias atuações musicais, entre elas uma dos "Contraponto".