Vila Real

Cágado de 23 anos salvo graças a implante impresso em 3D

Cágado de 23 anos salvo graças a implante impresso em 3D

Um cágado, de 23 anos, vítima de atropelamento, foi sujeito a uma intervenção cirúrgica de reconstrução da carapaça através da colocação de um implante de proteção impresso em 3D que vai permitir acelerar a sua cura.

O procedimento foi feito no Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (HVUTAD). "O animal atropelado fez uma fratura na carapaça com necrose do tecido ósseo que acabou por deixar um defeito longo e que precisa, habitualmente, de pelo menos dois anos para regenerar o tecido", explicou o médico do HVUTAD, Roberto Sargo, responsável pela intervenção cirúrgica.

Para acelerar o regresso do animal a uma vida "normal" e perante as dificuldades perspetivadas no uso de técnicas médico-cirúrgicas convencionais, a equipa optou por uma abordagem clínica inovadora, com recurso a um pequeno protótipo impresso.

A partir de uma tomografia computadorizada do animal, de um exame imagiológico bidimensional e do "software" criado pela "startup" da UTAD, NewMedTech, foi concebido um modelo tridimensional que possibilitou a criação de um implante personalizado para encaixar "micrometricamente" na carapaça deste animal.

"Conseguimos produzir um pequeno protótipo impresso, recorrendo à tecnologia de impressão 3D que se adaptou completamente a todas as curvaturas da carapaça. Este permitiu que a selássemos de forma hermética, através da aplicação de uma resina adaptável aos contornos das duas peças e também à temperatura ambiente", explicou o responsável pelo desenvolvimento da tecnologia e doutorando da UTAD, João Pedro Bordelo.

O animal irá agora precisar de "seis meses a um ano" para criar uma película rígida o suficiente e impermeável. Só depois disso o implante agora colocado poderá ser retirado. O cágado voltou para casa, mas continuará a ser acompanhado pelo HVUTAD.

A "startup" responsável pelo implante, NewMedTech, está atualmente incubada na UTAD e fornece "serviços tecnologicamente avançados e inovadores na área da medicina".