País

Falta de segurança fecha Linha do Corgo

Falta de segurança fecha Linha do Corgo

É já hoje que a Linha do Corgo fecha, por falta de segurança, segundo a Refer. O anúncio foi feito esta terça-feira, ao final da tarde, ao governador civil de Vila Real. Não se sabe quando é que a linha do comboio volta a abrir.

O único troço activo da linha do Corgo, entre Vila Real e o Peso da Régua, vai encerrar a partir de hoje por questões de segurança. A decisão, que teve por base um relatório da Refer, foi comunicada, ao final da tarde de ontem, ao governador civil de Vila Real, Alexandre Chaves, pela própria secretária de Estado dos Transportes Ana Paula Vitorino.

" A secretária de Estado pediu-me que avisasse os presidentes de Câmara de Santa Marta e de Vila Real sobre a iminência do encerramento da linha, a partir de amanhã (hoje), por questões de segurança", explicou Alexandre Chaves, acrescentando que a decisão foi tomada com base num relatório da Refer entregue à governante na mesma tarde.

"Ao longo do percurso, a inspecção de qualidade que a Refer fez detectou que a linha não estava nas melhores condições e de imediato mandou fechar a circulação rodoviária", revelou o governador civil, garantindo que a ligação entre as duas cidades transmontanas irá agora ser assegurada por via rodoviária. Alexandre Chaves revelou também que, "de imediato", e em colaboração com as autarquias, irão ser elaborados os projectos necessários para devolver a segurança a linha.

O governador civil, que participava na visita de Cavaco Silva, ao concelho de Vila Pouca de Aguiar, não soube, no entanto, precisar durante quanto tempo a linha estará encerrada.

A linha do Corgo, que comemorou cem anos em 2006, tem 26 quilómetros e é, sobretudo, utilizada por estudantes que vivem em localidades limítrofes dos concelhos de Vila Real ou do Peso da Régua, para onde se deslocam para estudar. Para a localidade de Alvações do Corgo, por exemplo, o comboio era o único transporte público existente, uma vez que os autocarros não conseguem aceder à povoação por causa da estrada ser demasiado estreita.

ver mais vídeos