Vila Real

Gata adota cachorro abandonado e amamenta-o

Gata adota cachorro abandonado e amamenta-o

Um cachorro com poucas horas de vida, abandonado numa mata perto de Vila Real, sobreviveu graças a uma gata que o acolheu e amamentou.


O Neko foi encontrado em estado débil, há cerca de três meses, e rejeitou a alimentação com biberão. Quando o colocaram junto da gata Micas, o milagre aconteceu.

"Tentámos alimentar o Neko com um biberão com leite próprio para cão, mas ele rejeitou sempre e não se adaptou", explicou António Brandão, da Plataforma Proanimal, que recolheu o cachorro. A Micas, uma gata de rua que foi recolhida para ter a sua ninhada em segurança, recebeu prontamente o novo membro na família.

"Tínhamos uma gatinha com filhotes connosco e como o cãozinho era uma cria pequena, tentamos juntá-los e ela aceitou-o logo. Nunca distinguiu o Neko das outras crias", acrescentou António Brandão. O responsável pela Plataforma Animal sublinhou que já testemunhou "bons exemplos entre animais da mesma espécie". No entanto, este foi o primeiro caso em que uma gata aceitou um cachorrinho.

Três meses depois, o Neko transformou-se num cão forte e saudável, graças à mãe que o adotou como sua cria. A sua "estrelinha da sorte" voltou a manifestar-se ao ser adotado por uma família que vive na da Suíça e que está de férias em Portugal. "Já no ano passado, a mesma família adotou um outro animal que estava com a Plataforma Proanimal", contou.

António Brandão destacou como "positivo" o crescente fenómeno de adoção entre famílias de emigrantes. "Quando uns abandonam os seus animais no verão, vemos outras pessoas a adotar como é o caso, por exemplo, de quatro famílias de emigrantes que adotaram animais esta semana", sublinhou.

Apesar de o Neko ser um caso de sucesso na adoção, a mãe adotiva, a gata Micas, e os filhotes ainda aguardam uma adoção responsável. No primeiro semestre deste ano, a plataforma Proanimal apoiou cerca de 200 animais abandonados ou feridos. No mesmo período, contabilizam-se cerca de 70 adoções de cães e gatos.