Tecnologia

Laboratório de realidade virtual "mais avançado" da Península Ibérica está em Vila Real

Laboratório de realidade virtual "mais avançado" da Península Ibérica está em Vila Real

O MASSIVE Virtual Reality Laboratory, considerado o laboratório de realidade virtual "mais avançado" da Península Ibérica, vai ser inaugurado na próxima segunda-feira, dia 18, em Vila Real.

O MASSIVE Virtual Reality Laborator está localizado na Escola de Ciência e Tecnologia, no campus da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, e é o novo laboratório do INESC TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência).

O investimento para o projeto é de cerca de 700 mil euros e o MASSIVE distingue-se por estudar a estimulação dos cinco sentidos em aplicações de Realidade Virtual, não só no que diz respeito à investigação fundamental, mas também a um nível aplicacional. O fator diferenciador do MASSIVE está na produção de soluções de realidade virtual multissensorial que permitem criar ambientes mais credíveis e eficazes em áreas como a educação, treino e certificação, indústria, turismo ou saúde.

"O objetivo agora é tornar o laboratório um espaço aberto à colaboração com a comunidade académica e industrial. Pretendemos apoiar a competitividade da economia recorrendo às soluções tecnológicas de que dispomos", explica Maximino Bessa, investigador do Centro de Sistemas de Informação e Computação Gráfica do INESC TEC responsável pelo laboratório, que também é docente na UTAD.

O laboratório está equipado com as mais recentes tecnologias na área da Realidade Virtual, que se encontram organizadas em quatro espaços diferentes: sala experimental, sala experimental multissensorial, sala de controlo e sala de questionários.