Oliveira de frades

Ecopista do Vouga atravessa oito concelhos

Ecopista do Vouga atravessa oito concelhos

A ecopista da Linha do Vale do Vouga, em fase de anteprojecto, vai atravessar oito concelhos ao longo de 78 quilómetros: Viseu, S. Pedro do Sul, Vouzela, Sever do Vouga, Albergaria-a-Velha, Águeda e Oliveira de Frades.

O documento foi apresentado na última semana, no município de Oliveira de Frades, durante uma reunião em que estiveram presentes a equipa projectista de um gabinete de arquitectura privado e representantes da Comunidade Intermunicipal dos Municípios da Região Dão-Lafões (CIMRL), a Rede Ferroviária Nacional (REFER) e as câmaras atravessadas pela antiga linha ferroviária do Vale do Vouga.

O autarca de Oliveira de Frades, Luís Vasconcelos, considera que o projecto, em fase inicial de execução, pretende "transformar o antigo troço ferroviário num circuito ciclável e pedonal que se estende por 78 quilómetros".

Uma intervenção que, sublinha o presidente da Câmara de Oliveira de Frades, se traduzirá "no elevado interesse da obra quer para as populações circundantes, quer para os visitantes".

"Projecto de extremo valor paisagístico, turístico e ambiental", a futura Ecopista do Vale do Vouga irá abranger a recuperação/reabilitação das estações de caminho-de-ferro e apeadeiros que se encontram espalhados pelos oito municípios. A maioria em adiantado estado de degradação.

Luís Vasconcelos realça a importância do investimento intermunicipal, ainda não especificado, no incentivo à prática desportiva com segurança.

Razão que o leva a confiar "que a candidatura a apresentar aos fundos comunitários do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) venha a ser aprovada pelo Governo".