Covid-19

S. João da Pesqueira vai testar gratuitamente toda a população

S. João da Pesqueira vai testar gratuitamente toda a população

A Câmara Municipal de São João da Pesqueira vai testar contra a covid-19, gratuitamente, toda a população do concelho, excluindo crianças e pessoas que não queiram ser imunizadas.

A partir de segunda-feira e até à próxima sexta-feira, vão ser realizados testes de diagnóstico cerca de cinco mil pessoas, num investimento que ronda os 75 mil euros. A operação de testagem "em massa" é uma iniciativa que a Câmara Municipal decidiu levar a cabo, a fim de "identificar e parar cadeias de transmissão", explica o autarca, Manuel Cordeiro.

Em articulação com as Juntas de Freguesia, vão estar equipas a realizar testes antigénio com zaragatoa.

"O que podemos fazer mais para ajudarmos a combater a pandemia" é a pergunta que se impõe, diz Manuel Cordeiro, que, com base na opinião de técnicos e profissionais, chegou à conclusão que "o ideal é testar toda a gente ao mesmo tempo para identificar possíveis focos".

A testagem em massa pode aumentar o número de infetados, "porque podem identificar-se 100 ou 200 casos na mesma semana", explica o presidente da Câmara. "Há assintomáticos que se vão descobrir, mas mais vale prevenir", sustenta. "Agora é preciso explicar às pessoas que não se fiem num teste negativo e deixem de tomar todas as precauções."

Segundo um relatório do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (Insa), o município de São João da Pesqueira integra a lista dos 28 concelhos com casos associados à nova variante encontrada no Reino Unido, que possui uma capacidade de contágio superior à das restantes.

O concelho, que tem cerca de sete mil habitantes, regista uma taxa de incidência de contágio superior a 750 casos por 100 mil habitantes e está no grupo de risco extremamente elevado.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG