Covid-19

Surto em lar de S. João da Pesqueira com todos os utentes assintomáticos

Surto em lar de S. João da Pesqueira com todos os utentes assintomáticos

Dos 62 idosos que estão no lar da Pesqueiramiga, em São João da Pesqueira, 58 testaram positivo e estão todos assintomáticos. Dezasseis funcionárias também testaram positivo, das 60 que fizeram teste. Ao todo são 74 os casos positivos no lar.

A instituição só conseguiu perceber que havia casos de covid-19 ali dentro por causa dos testes que a Segurança Social promove mensalmente aos colaboradores. "Na sequência de um desses testes de rotina, uma funcionária testou positivo. Parámos logo tudo, isolámos os idosos e mandámos as funcionárias para casa", explicou o presidente da instituição, António Lima Costa.

"Está tudo a funcionar, temos recursos humanos suficientes para lidar com a situação, desde colaboradores, técnicos, o serviço de enfermagem e a médica da instituição", assegurou o presidente.

A Associação de Solidariedade Social tem outras valências de apoio à infância e à deficiência, mas "para já não há motivo para se fazerem os testes, dado que não há cruzamento de recursos", sustentou.

António Lima Costa entende que o maior pilar são as funcionárias, que "estão a ajudar e que têm prestado todo o apoio". "São de uma dedicação extrema e assinalável", enalteceu.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG