Autárquicas

Eleições decorrem de forma "normal" em Viseu. Fila só para comprar bolos

José Ricardo Ferreira

Em Viseu, havia mais filas para comprar bolos do que para votar|

 foto José Ricardo Ferreira/JN

Em Viseu, havia mais filas para comprar bolos do que para votar|

 foto José Ricardo Ferreira/JN

Em Viseu, havia mais filas para comprar bolos do que para votar|

 foto José Ricardo Ferreira/JN

A votação para as autárquicas na cidade de Viseu começou sem fila, este domingo de manhã, ao contrário do que aconteceu nas legislativas.

O processo eleitoral está a decorrer "dentro da normalidade", adiantou ao JN fonte da junta de freguesia, salientando que o movimento registado ao início da manhã é "o normal", esperando-se um crescimento do fluxo de pessoas da parte da tarde.

"Está tudo muito espaçado e ainda não houve filas". De acordo com a mesma fonte, o aumento do número de mesas de voto (mais nove) ajuda a explicar esta realidade.

Na cidade de Viseu existem 31 assembleias de voto, distribuídas pelas escolas Alves Martins e Emídio Navarro.

Na entrada da Secundária Emídio Navarro, só havia fila para comprar tortas, um bolo que tradicionalmente os habitantes da cidade compram durante os atos eleitorais.

"Estou surpreendida por não haver fila. Pensei que ia ser pior por isto ser uma cidade", confessa Sandra Figueiredo, que votou pela primeira vez em Viseu.

"Nunca deixei de exercer o meu direito de voto. Faço sempre questão de vir votar. É um direito e um dever", realça Isabel Duarte, acrescentando que "estava tudo bem organizado".

O filho de Isabel, João Capela, votou pela primeira vez para as autárquicas. Também não "quis" deixar de exercer o direito de voto. "É um ato que todos temos que cumprir porque é importante para se mudar a cidade", conclui.

Na cidade de Viseu votam 23.852 pessoas. O concelho viseense tem 92.427 eleitores, menos 1902 do que nas autárquicas de 2017.