Indústria

Abre em Vouzela a primeira fábrica de quadros de bicicleta em carbono fora da Ásia

Abre em Vouzela a primeira fábrica de quadros de bicicleta em carbono fora da Ásia

Vai nascer em Vouzela uma fábrica de quadros de bicicleta em fibra de carbono. É a primeira a abrir fora da Ásia.

A Carbon Team, o projeto que resulta da união entre as empresas portuguesas Triangles, Miranda e Ciclo Frapil, a alemã Bike Ahead Composites e a taiwanesa Art Collection, investiu 8,4 milhões de euros numa fábrica de quadros de bicicletas em fibra de carbono, na Zona Industrial de Campia, no concelho de Vouzela.

O projeto propõe atender às necessidades de produtos de fibra de carbono na Europa, através da produção em massa de quadros para bicicletas. Segundo a ABIMOTA - Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, trata-se da primeira fábrica de quadros de bicicletas em fibra de carbono a abrir fora da Asia.

Capacidade máxima até 2024

Com uma área de cerca de nove mil metros quadrados, a fábrica "tem capacidade para a produção de 25 mil quadros de carbono por ano, um nível muito alto de automação da produção e espera contar com 120 funcionários quando se encontrar totalmente operacional ou em plena laboração", informa a Câmara Municipal de Vouzela, em comunicado. Além disso, consta nos planos da marca alcançar a capacidade referida até 2024 e a possibilidade de expandir a área de produção em mais de sete mil metros quadrados.

Emre Ozgunes, diretor-geral da Carbon Team, destaca que a equipa já recebeu vários contactos de pessoas que pretendem usar os serviços da empresa, que, simultaneamente, se encontra a desenvolver projetos para futuros clientes. "Estamos muito otimistas quanto ao futuro deste projeto. A Carbon Team preenche uma importante lacuna na cadeia de abastecimento na Europa", conclui Ozgunes.

Para Gil Nadais, secretário-geral da associação ABIMOTA, este projeto tornou-se num "ator chave para a indústria na área do fornecimento de peças de fibra de carbono para bicicletas", contribuindo ainda para a manutenção de um "ambiente mais saudável". ​​​​​​

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG