O Jogo ao Vivo

Um casal de camionistas de Vila Verde viveu momentos de grande tensão na cidade portuária de Nador, em Marrocos, quando foi "atacado" por grupos de imigrantes africanos que tentavam entrar na Europa.

Vídeo

Camionistas de Vila Verde "atacados" por imigrantes em Marrocos

Camionistas de Vila Verde "atacados" por imigrantes em Marrocos

Ao que tudo indica, os homens queriam subir para o camião português para, desta forma, entrarem no barco que faz a ligação entre Marrocos e a Europa.

De acordo com um português que viajava no camião, o casal estava a passar por Nador quando um grupo de mais de uma dezena de pessoas tentou subir para o pesado. "Somos camionistas há muitos anos e já tínhamos ouvido relatos de que na zona de Nador era muito perigosa mas nunca imaginamos que seria tão violento", disse ao JN Manuel Terrinha, que viaja juntamente com a esposa, Emília Cabanelas.

"Parecia um filme: alguns homens puseram-se à frente do camião para nos obrigar a parar enquanto outros tentavam subir de todas as formas e para todos os sítios", explicou o camionista, que faz o transporte de animais vivos entre vários países da Europa e também Marrocos.

O camião do casal e outro pesado, também de uma empresa de Vila Verde, estavam a passar por Nador quando um grupo de mais de uma dezena de pessoas tentou subir para o veículo. A confusão foi muita, algumas pessoas terão ficado feridas e foram chamadas as autoridades locais.

O casal tentou, de várias formas, impedir que os migrantes de permanecessem no camião. "Houve atropelamentos, houve agressões mas, felizmente, tudo correu bem e conseguimos continuar a viagem com a ajuda das autoridades", referiu ainda Manuel Terrinha.

No meio da "aflição", Emília Cabanelas chegou mesmo a utilizar um dos equipamentos para guiar os animais para afastar os imigrantes ilegais que, segundo o casal, seriam de Marrocos, Argélia e Senegal.

"Em Nador, foi a primeira vez que estive mas já temos novo transporte agendado para os próximos dias e temos que trabalhar", finalizou o camionista. O casal já está em viagem de regresso a Portugal.

No caso de algum cidadão marroquino entrar na Europa clandestinamente, os motoristas dos camiões são legalmente responsabilizados podendo ser detidos de imediato.

Esta não é a primeira vez que camionistas portugueses são protagonistas de tentativas de saída de Marrocos para entrar em Espanha. Nos últimos tempos, as autoridades locais, desmantelaram várias redes de emigração ilegal e, de acordo, com a Morroco World News foram já detidos cinco marroquinos por suspeitas de fomentaram a emigração ilegal.

Outras Notícias