No interior também se pode fazer surf, não nas ondas do mar, mas na palha do trigo. É uma das brincadeiras mais procuradas da Feira Anual de Azinhoso, com mostra e desfile de burros, que termina este domingo nesta aldeia de Mogadouro.

Mogadouro

Feira Anual de Azinhoso pôs os transmontanos a surfar na palha

Feira Anual de Azinhoso pôs os transmontanos a surfar na palha

O surf que fez as delícias das crianças e adultos não é mais do que o reaproveitamento de uma atividade agrícola tradicional, agora em extinção, os "burros na parva" (que servia para trilhar ou debulhar o cereal).

A Feira dos Burros em Azinhoso, no concelho de Mogadouro, começou no sábado, e levou a esta aldeia muitos criadores da Raça Asinina Mirandesa que, mais do que vender os animais, têm ali uma oportunidade para mostrá-los. Mais do que uma feira, é uma festa da agricultura, com passeios pelo campo e desfile de burros.

Os criadores, além de participarem no concurso do melhor burro da raça, ainda emprestam os animais para que quem quiser dar uma volta o possa fazer. Aliás, os burros não têm paragem, tal é a procura dos passeios rua abaixo, rua acima.

A feira é antiga mas deixou de se realizar e só renasceu em 2004 pela mão da AEPGA (Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino) com a colaboração da AIVECA (Associação para a Investigação e Valorização Etnográfica e Cultural de Azinhoso).

ver mais vídeos