O Jogo ao Vivo

Nacional

Abrantes sem gestão de sala de espetáculos por falta de acordo com proprietários

Abrantes sem gestão de sala de espetáculos por falta de acordo com proprietários

A Câmara de Abrantes ficou sem a gestão do cineteatro São Pedro, a principal sala de espetáculos daquela cidade do distrito de Santarém, por falta de acordo com os proprietários para a renovação do contrato, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a autarquia refere que os proprietários do cineteatro, a Sociedade Iniciativas de Abrantes "recusaram as propostas apresentadas pela autarquia", iniciadas no final de 2016, para um novo acordo.

A Câmara dá conta que, a partir de hoje, as atividades e iniciativas em agenda "passarão a ocorrer noutros equipamentos municipais e alternativos, entre os quais se incluem os auditórios das escolas Manuel Fernandes e Solano de Abreu e outros espaços, atempadamente comunicados".

A autarquia compromete-se assim a "assegurar os quadros de programação cultural municipal".

Em 29 de janeiro de 1999, a Câmara Municipal de Abrantes (CMA) estabeleceu um protocolo com aquela sociedade para a gestão e utilização do cineteatro por um período de 19 anos.

Durante esse tempo, a autarquia realizou obras de requalificação do espaço, com acesso a financiamento nacional e comunitário, devolvendo na ocasião o equipamento ao serviço da comunidade abrantina e da região.

No comunicado, a autarquia lembra que "nestes 19 anos (...) investiu no apetrechamento do equipamento, permitindo oferecer à sua comunidade uma sala certificada pela Inspeção Geral das Atividades Culturais e um leque variado de iniciativas para todos os públicos", tendo dado conta que "a nova gerência da Sociedade Iniciativas de Abrantes Lda decidiu assumir a devolução da titularidade e gestão do imóvel, desde o dia 29 de janeiro" de 2018.

"Na sequência da contraproposta apresentada pela gerência das Iniciativas de Abrantes Lda, comunicada à Câmara em 30 de janeiro, a mesma encontra-se em apreciação pelos serviços municipais", pode ler-se, tendo a autarquia assumido o compromisso de "manter um diálogo negocial com as Iniciativas de Abrantes, Lda, para que o Cineteatro São Pedro cumpra a sua função original".

Contactada pela Lusa, a gerência da Sociedade Iniciativas de Abrantes afirmou estar "na disposição de ponderar o arrendamento ou a venda do Cineteatro São Pedro à Câmara Municipal de Abrantes ou a qualquer outra instituição que dê garantias de respeitar o extraordinário património arquitetónico e cultural que o imóvel representa".