O Jogo ao Vivo

Nacional

Aveiro recebe 13.ª edição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística

Aveiro recebe 13.ª edição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística

Aveiro acolhe, de 28 de outubro a 04 de dezembro, a 13.ª edição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, que tem por objetivo ser um dos grandes eventos mundiais nesta área.

O evento inclui exposições, instalações, 'workshops' e ateliês, programa para famílias, conferências e debates e visitas guiadas, apresentando cerca de 90 obras de artistas de diversas partes do mundo.

A cerimónia de entrega dos prémios e inauguração da exposição da 13.ª edição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro vai ter lugar no dia 28 de outubro, pelas 16:30, no Museu de Aveiro.

A mostra, que apresenta as obras selecionadas e premiadas pelo júri para o Concurso Internacional, a que concorreram 73 artistas internacionais e 52 portugueses, pode ser apreciada de terça-feira a domingo, das 10:00 às 12:30 e das 13:30 às 18:00.

A Bienal inclui outras exposições que vão estar patentes nos diversos museus da cidade, com destaque para a exposição individual "Deambulações", de Sofia Beça.

A mostra da ceramista portuguesa, que venceu a edição de 2017 do Concurso Internacional de Cerâmica de Alcora, em Espanha, pode ser vista no Museu Arte Nova.

Do programa destaca-se ainda o Seminário Novas Tecnologias de Decoração na Indústria Cerâmica, que vai decorrer no dia 08 de novembro, no Centro de Congressos.

Realizado pela Sociedade Portuguesa da Cerâmica e do Vidro (SPCV), o encontro centrar-se-á nos mais recentes avanços oferecidos pelas indústrias de equipamentos e de consumíveis, na área da decoração.

Por fim, estão previstas várias visitas guiadas às fábricas de cerâmica, parceiras da Sociedade Portuguesa de Cerâmica e do Vidro.

Nos dias 09 e 23 de novembro, às 15:00, terão lugar visitas guiadas às olarias da fábrica de Porcelana da Vista Alegre, em Ílhavo, e nos dias 03, 10, 17 e 24 de novembro, às 18:00, serão feitas visitas ao Forno Cerâmico da antiga Fábrica Jerónimo Pereira Campos e à Funceramics.

Estão previstas, também, visitas guiadas à Bienal com percurso pelas Memórias Moldadas da Cidade. Trata-se de um roteiro pelas ruas da cidade, para descoberta da presença da cerâmica no edificado, incluindo o acesso às exposições patentes no âmbito da Bienal e introdução ao seu universo.