Desporto

COMENTÁRIO: Leixões bate Académica e sobre provisoriamente ao segundo lugar

COMENTÁRIO: Leixões bate Académica e sobre provisoriamente ao segundo lugar

Um golo de grande penalidade de Breitner valeu hoje ao Leixões a vitória por 1-0 frente à Académica e a subida, provisória, ao segundo lugar da II Liga portuguesa de futebol.

Uma primeira parte de pressão alta da equipa da casa motivou erros na transição ao adversário e, com isso, situações para chegar ao golo, pelo que a vantagem de um golo ao intervalo pecava por escassa.

Inofensiva na primeira parte, a 'briosa' viu o árbitro recuar na decisão de marcar penálti por derrube a Nélson Pedroso, num lance com Jorge Silva, por indicação do árbitro assistente Paulo Miranda, aos 31 minutos.

Antes e depois, o Leixões esteve por cima no jogo, dispondo de boas ocasiões para marcar, através de Derick (cinco minutos) e Luís Silva (oito), nesta última com os locais a reclamarem penálti sobre Evandro Brandão.

Uma defesa enorme de Ricardo Ribeiro (13 minutos) evitou um golo num pontapé acrobático de Brandão, que, segundos depois, desviou na cara do guarda-redes para fora, a concluir um contra-ataque.

Aos 19 minutos, Harramiz derrubou na área o extremo, acabando Breitner, na conversão da grande penalidade, por abrir o marcador, enganando o guardião da Académica.

Na segunda parte, a Académica foi à procura do empate e Chiquinho (52 minutos) obrigou André Ferreira a uma grande defesa para canto e, aos 72, um mau alívio do guarda-redes quase foi aproveitado por Femi, num 'chapéu' que saiu demasiado alto.

Tendo desperdiçado duas oportunidades para fazer o 2-0 - aos 70 minutos por Derick e no minuto seguinte por Kukula -, o Leixões teve de sofrer para somar o quinto triunfo consecutivo em casa.

Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos.

Leixões - Académica, 1-0.

Ao intervalo: 1-0.

Marcador:

1-0, Breitner, 20 minutos (grande penalidade)

Equipas:

- Leixões: André Ferreira, Jorge Silva, Huang Wei, Jaime, João Lucas, Stephen, Breitner (Bruno Lamas, 68), Luís Silva, Evandro Brandão, Derick (Youssouf, 82) e Kukula (Okitokandjo, 89).

(Suplentes: Nuno Pereira, Matheus Costa, Bruno Lamas, Youssouf, Okitokandjo, Hendrickx e Lawrence).

Treinador: João Henriques.

- Académica: Ricardo Ribeiro, Mike, João Real, Zé Castro, Nélson Pedroso (Empis, 64), Guima, Chiquinho (Djousse, 74), Pedro Lagoa (Ki, 57), Harramiz, Femi e Diogo Ribeiro.

(Suplentes: Guilherme, Empis, Marinho, Ki, Djousse, Brendon Lucas e Tozé Marreco).

Treinador: Ivo Vieira.

Árbitro: Luís Ferreira (Braga).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Nélson Pedroso (26), Breitner (58), Guima (59), Luís Silva (79) e Stephen (86).

Assistência: Cerca de 1.200 espetadores.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG