O Jogo ao Vivo

Economia

Credores aprovam liquidação da Casa de Saúde Santo António em Albergaria

Credores aprovam liquidação da Casa de Saúde Santo António em Albergaria

Os credores da Casa de Saúde Santo António, em Albergaria-a-Velha, aprovaram hoje, no Tribunal de Anadia, a liquidação da empresa.

A insolvente ainda chegou a avançar com uma proposta de recuperação, com o envolvimento de novos investidores, mas não conseguiu convencer nenhum dos credores presentes.

O próprio administrador de insolvência também defendeu que a liquidação era a melhor solução, tendo em conta a situação da empresa que tem um passivo de cerca de 6,5 milhões de euros e não tem local para laborar.

Os dois maiores credores, o Montepio Investimento e a Caixa Económica Montepio Geral, que detêm mais de 70% dos créditos, votaram no sentido da liquidação, tal como vários fornecedores e trabalhadores.

O Ministério Público, em representação da Fazenda Nacional, optou pela abstenção.

Após a votação, o Tribunal declarou cessada a administração da massa insolvente pela própria devedora, passando essa tarefa para o administrador de insolvência, bem como o encerramento da atividade da insolvente para efeitos fiscais.

A Casa de Saúde de Santo António foi declarada insolvente no passado dia 17 de janeiro, depois de dois Processos Especiais de Revitalização falhados.

A declaração de insolvência surgiu poucas semanas após ter terminado o contrato para o funcionamento de uma unidade de cuidados continuados integrados com 50 camas nesta instituição.

Esta decisão levou a que os 11 utentes que se encontravam internados nesta unidade de saúde privada tenham sido transferidos para outras unidades da região.

Após a declaração de insolvência, o banco Montepio tomou posse do imóvel onde a empresa exercia a atividade, tendo resolvido unilateralmente o contrato de locação financeira.

Em 2016, esta unidade de saúde privada com cerca de 50 funcionários esteve quase meio ano com a atividade suspensa face à avaliação do risco pela autoridade de saúde, que detetou "um conjunto de inconformidades graves nas mais diversas áreas".