O Jogo ao Vivo

Nacional

Deputados do PS/Açores vão interpelar Governo Regional sobre setor do turismo

Deputados do PS/Açores vão interpelar Governo Regional sobre setor do turismo

O líder da bancada do PS no parlamento dos Açores anunciou hoje que o seu grupo parlamentar vai interpelar, na próxima semana, o Governo Regional (da mesma cor política), sobre o setor do turismo, que tem crescido exponencialmente no arquipélago.

O anúncio foi feito no final de uma visita que os deputados socialistas, que têm maioria absoluta no Parlamento dos Açores, efetuaram hoje à Fábrica de Chá Gorreana, na Ribeira Grande, em São Miguel, no âmbito do "roteiro do turismo" que o PS/Açores está a promover em todas as ilhas da região.

"Verifica-se que a aposta do Governo foi a acertada. Temos crescido a olhos vistos: ainda ontem os números que saíram em relação ao crescimento hoteleiro colocam os Açores no topo do país. Em agosto, ultrapassámos um milhão de passageiros", lembrou o líder parlamentar socialista, acrescentando que isso não significa, porém, "que não existam desafios".

Para André Bradford, mais importante que a captação de turistas, os Açores têm necessidade agora de garantir a "sustentabilidade ambiental" das ilhas e assegurar um "equilíbrio" entre a oferta e a pressão que sobre essa oferta tem sido exercida por quem visita a região.

"Estamos numa fase em que se sofremos algumas dores de crescimento, que não são más, são positivas, são das dores boas, mas que têm de ser analisadas e refletidas", reconheceu o líder da bancada socialista, adiantando que essa análise deve ser feita com quem vive e acompanha o setor, mas também com quem decide.

Exatamente por isso, os deputados do PS à Assembleia Legislativa dos Açores têm estado a visitar, desde o dia 02 de outubro, diversos empreendimentos e locais de interesse turístico, para discutir o assunto com os empresários e associações representativas do setor.

"Tem sido muito proveitoso, até agora, porque nos permite perceber, e saber, junto de quem no terreno lida com o setor do turismo, e os setores associados a essa atividade, o balanço do que foi o ano turístico e a época alta, e também percebermos que desafios é que se colocam agora, no turismo nos Açores", sublinhou André Bradford.

A interpelação ao Governo que o grupo parlamentar do PS está a preparar sobre o setor do turismo nos Açores está agendada para o plenário de outubro do parlamento regional, marcado para a próxima semana, na Horta.