A EST, uma empresa de Leiria que presta serviços na área da eletricidade industrial, vai construir uma obra de três milhões de euros na Dinamarca, disse hoje à Lusa o diretor comercial Francisco Marques.
Segundo explicou Francisco Marques, a EST assinou um contrato com a finlandesa Valmet para a instalação de instrumentação na nova caldeira de biomassa e no novo parque de madeiras para a empresa dinamarquesa Hofor.
"Esta caldeira vai produzir vapor para produção de energia elétrica e produção de água quente. É um projeto aliciante, que vai consistir ainda na construção de um parque de madeiras", que será o combustível da caldeira, adiantou Francisco Marques.
Este parque irá "receber a madeira que chega por barco, triturá-la e armazená-la, para depois ser transportada para a caldeira, à medida que vai sendo necessário".
O contrato de três milhões de euros destina-se a estas duas fases da obra, que integram trabalhos de "instrumentação, estudos e quadros elétricos", acrescentou o diretor comercial, revelando que o projeto "inicia-se em fevereiro de 2018, terá uma duração entre oito a dez meses" e "vai envolver cerca de 25 colaboradores da EST".
Francisco Marques explicou que apesar do contrato ser com uma empresa finlandesa, um "cliente estratégico", a obra realiza-se em Copenhaga, na Dinamarca, onde existem "outras centrais de energia".
Este projeto vai "permitir reformular a fonte de energia, que deixa de ser a carvão e passa a ser mais 'verde', a madeira".
O diretor comercial sublinhou que a "EST tem uma larga experiência neste tipo de projeto, nomeadamente de instalação de instrumentação", nomeadamente na área das celuloses da pasta de papel.
A experiência adquirida ao nível nacional e internacional permitiu este "voto de confiança" para a EST.
.