O Jogo ao Vivo

Economia

FMI revê em alta crescimento do Brasil para 0,7% este ano

FMI revê em alta crescimento do Brasil para 0,7% este ano

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reviu hoje em alta a previsão de crescimento económico do Brasil, antecipando agora uma expansão da economia de 0,7%, e não de 0,2%, como anunciou em abril.

"Depois de entrar em território positivo na primeira metade deste ano, o crescimento económico no Brasil deve chegar aos 0,7% no total deste ano e 1,5% em 2018", escrevem os economistas do FMI no relatório sobre as Previsões Económicas Mundiais, hoje divulgado em Washington.

"Um aumento nas colheitas e uma melhoria no consumo, possibilitada pelo acesso dos trabalhadores às suas poupanças, levou a uma revisão em alta de meio ponto percentual face às previsões de abril", dizem os peritos do FMI.

No entanto, alertam que "o enfraquecimento do investimento e um aumento da incerteza política levaram a uma revisão em baixa das previsões para 2018, de 0,2 pontos".

Uma "recuperação gradual da confiança, devido às reformas que ao longo do tempo vão garantir a sustentabilidade orçamental, deverão aumentar o crescimento para os 2% a médio prazo", conclui o FMI no relatório sobre a economia mundial.