Economia

Immochan vai investir até 3 ME nos três centros comerciais que comprou

Immochan vai investir até 3 ME nos três centros comerciais que comprou

A Immochan vai investir entre dois a três milhões de euros nos três centros comerciais que adquiriu em Portugal por 411 milhões de euros e está a estudar a construção de dois "ativos de raiz", disse hoje o diretor-geral.

A Immochan adquiriu o Forum Montijo, o Forum Sintra e o Sintra Retail Park, numa das "maiores operações financeiras" realizadas no setor em Portugal nos últimos tempos, afirmou Mário Costa, numa conferência de imprensa em Lisboa.

O responsável disse que esta aquisição ao anterior dono, o fundo norte-americano Black Stone, deveu-se à necessidade de "acelerar o crescimento" do grupo no país, tendo em conta a visão estratégica para 2030.

A Immochan pretende agora investir dois a três milhões de euros para fazer transformações e melhoramentos nos três centros comerciais.

Além disso, adiantou Mário Costa, a empresa tem no seu 'pipeline' (carteira) "a construção de dois ativos de raiz" que se situarão na zona da Grande Lisboa e cujas obras poderão iniciar-se dentro de cinco anos, embora não tenha dado mais pormenores.

"A Immochan já não é a imobiliária comercial, mas uma empresa que quer estar em toda a cadeia de integração das várias atividades numa perspetiva de longo prazo", explicou o gestor, lembrando que vai responder às novas tendências de mercado, através da diversificação imobiliária (multiusos e funcionalidades), da inovação, do lazer e do envolvimento e proximidade com a comunidade local.

No total, os três centros comerciais adquiridos representam uma área de mais de 130.000 metros quadrados, têm cerca de 19,5 milhões de visitantes por ano, o que permitirá à Immochan Portugal, subsidiária do grupo Auchan, atingir 37 milhões de visitas anuais na Grande Lisboa, enquanto o portefólio de insígnias em Portugal vai aumentar para 114 novas marcas (306 lojistas).

Mário Costa explicou ainda que o desenvolvimento da Immochan a nível global tem sido marcado pela "criação de projetos de raiz".

O gestor referiu também que a aquisição dos três centros comerciais em Portugal veio "reforçar a posição" do grupo no mercado português, lembrando que estes centros estão a crescer 2% ao ano em termos de visitantes.

A Immochan tem mais de 40 anos, está presente em 13 países e detém 400 centros comerciais em todo o mundo, que representam quatro milhões de área bruta locável (ABL).