Nacional

Incêndios: Verdes querem prioridade para as florestas no Orçamento

Incêndios: Verdes querem prioridade para as florestas no Orçamento

Os Verdes pediram hoje garantias ao Governo para tornar uma prioridade no próximo Orçamento do Estado o investimento nas florestas, mas, na resposta, no debate quinzenal, no parlamento, o primeiro-ministro prometeu melhorar o documento.

"Se a questão florestal, a proteção de pessoas e bens, tivesse sido tomada como prioridade como foi o défice ou salvar a banca, não teríamos caído nesta situação", afirmou a deputada do PEV Heloísa Apolónia no debate quinzenal com o primeiro-ministro, centrado nos incêndios florestais do verão, que fizeram mais de 100 mortos.

A deputada confessou ter ficado desconfortável por, na sua comunicação ao país, o Presidente da República ter falado no investimento na floresta quando existem "margens orçamentais".

Heloísa Apolónia "gostava de ter a garantia de que o défice não será travão às medidas para floresta e proteção de pessoas e bens" e perguntou a António Costa.

O chefe do Governo começou por lembrar o pacote florestal, já aprovado pelo parlamento, e admitiu que, "como é evidente", um Orçamento do Estado é "feito de prioridades quanto ao défice, à despesa e à receita".

Mas o objetivo do executivo, nesta fase de debate na especialidade do Orçamento, é que, "partindo de uma boa proposta", seja possível ter "um melhor orçamento" no momento em for aprovado no parlamento.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG