Desporto

COMENTÁRIO: FC Porto impõe segunda derrota da época ao Benfica

COMENTÁRIO: FC Porto impõe segunda derrota da época ao Benfica

O FC Porto venceu o Benfica por 89-81 em jogo da 15.ª jornada da Liga portuguesa de basquetebol, disputado no Pavilhão Caixa Dragão, no Porto, impondo a segunda derrota da época ao campeão nacional.

Apesar do domínio dos visitantes em grande parte do primeiro período, assim que a equipa portista corrigiu a sua atitude em termos defensivos o jogo começou a ganhar uma nova história, acabando os 'dragões' por terminar a vencer por 20-16.

A lógica prosseguiu no segundo período, com a equipa da casa a fechar os caminhos para o cesto debaixo da tabela, 'convidando' o Benfica a recorrer, sem sucesso, ao lançamento exterior, para em contra-ataques chegar ao intervalo com uma vantagem tão justa quanto robusta (53-29).

Sem poder contar com Carlos Morais, lesionado, para a viagem até ao Porto e com Raven Barber com três faltas desde o segundo período, o campeão nacional parecia, irremediavelmente, a caminho da segunda derrota no campeonato.

Com 37 pontos convertidos no terceiro período, a equipa de José Ricardo mostrou, porém, que estava dentro do jogo, aproveitando o ressurgimento na partida de Tomás Barroso, que desaparecera no segundo quarto e que agora, com 12 pontos, recolocou o Benfica na luta pela vitória, ficando a diferença em três pontos (69-66).

Emocionante, o derradeiro período começou com o Benfica a aproximar-se ainda mais (71-70), mas um breve regresso ao passado - incapacidade de marcar do lançamento exterior - deixou novamente as portas do contra-ataque abertas para os portistas dilatarem a vantagem que se revelou irrecuperável.

Jogo no Dragão Caixa, no Porto.

FC Porto - Benfica, 89-81.

Ao intervalo: 53-29.

Sob a arbitragem de Fernando Rocha, Luís Lopes e Sónia Teixeira as equipas alinharam e marcaram:

- FC Porto: Marcus Gilbert (12), Pedro Bastos (8), William Sheehey (24), William Hanley (11) e Sasa Borovnjak (12). Jogaram ainda Miguel Queiroz (5), Pedro Pinto (6), André Bessa (2), António Monteiro e Miguel Miranda (9).

Treinador: Moncho Lopez.

- Benfica: José Silva (20), Tomás Barroso (19), Antywane Robinson (10), Jesse Sanders (11) e Raven Barber (4). Jogaram ainda Nuno Oliveira (4), Cláudio Fonseca (1), João Soares (1), Carlos Andrade (8) e Nicolas dos Santos (3).

Treinador: José Ricardo.

Marcha do marcador: 20-16 (primeiro período), 53-29 (intervalo), 69-66 (terceiro período) e 89-81 (quarto período).

Assistência: Cerca de 1.000 espetadores.

ver mais vídeos