Nacional

Presidente da Junta Regional da Galiza vai ser 'honoris causa" em Vila Real

Presidente da Junta Regional da Galiza vai ser 'honoris causa" em Vila Real

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) atribui no dia 14, em Vila Real, o grau de doutor 'honoris causa' ao presidente da Junta Regional da Galiza, Alberto Núñez Feijóo, informou hoje instituição de ensino superior.

Segundo anunciou hoje a academia transmontana, a proposta para a homenagem a Alberto Núñez Feijóo partiu do reitor da UTAD, António Fontainhas Fernandes, que quis destacar a "importância da aproximação estratégica da Junta Regional da Galiza ao Douro nas áreas da vinha, turismo, agricultura inteligente e economia".

É ainda, de acordo com o comunicado da universidade, "memorável a intervenção decisiva do povo galego na construção" do Douro Vinhateiro que viria a ser classificado como Património Mundial pela UNESCO.

A outorga da distinção acontece, por isso, no dia em que é celebrado o 16.º aniversário da classificação pela UNESCO, a 14 de dezembro.

De acordo com a UTAD, este ato simbólico pretende ainda "contribuir para reforçar a ligação das três universidades do norte de Portugal, e da UTAD em particular, às três universidades da Galiza".

Alberto Núñez Feijóo é natural de Ourense, licenciado em Direito pela Universidade de Santiago de Compostela e está ligado à administração autonómica desde 1985, onde ingressou como membro do Corpo Superior da Administração Geral da Junta.

Em 2003 foi distinguido com a Grã Cruz de Isabel a Católica, foi nomeado vice-presidente da Junta Regional da Galiza em 2004 e eleito presidente em 2009.

A UTAD já distinguiu, com o doutoramento 'honoris causa', Fernando Santos (selecionador nacional), Manoel de Oliveira (cineasta), Luís Valente de Oliveira (académico e antigo governante), Luís Garcia Braga da Cruz (antigo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte) João Rosas Nicolau de Almeida (enólogo) e o Comité Olímpico de Portugal.