Nacional

Reguengos de Monsaraz atribui Medalha de Ouro a Santa Casa da Misericórdia

Reguengos de Monsaraz atribui Medalha de Ouro a Santa Casa da Misericórdia

A Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz (Évora) vai ser galardoada, na sexta-feira, com a Medalha de Ouro municipal pelo "papel de extraordinário valor" que exerce a nível social, divulgou hoje a câmara.

Esta distinção, bem como outras medalhas de mérito, a instituições, empresas e personalidades do concelho, vão ser entregues, na sexta-feira à noite, na cerimónia de comemoração do 13.º aniversário da elevação de Reguengos de Monsaraz à categoria administrativa de cidade.

Segundo a proposta aprovada pelos órgãos municipais, a Medalha de Ouro para a Santa Casa da Misericórdia local, fundada há 156 anos, visa reconhecer o "papel de extraordinário valor" desta instituição no campo social.

A atividade da Misericórdia envolve "benefícios de excecional relevância na vida e história do município", nomeadamente nas áreas da infância e juventude, nas quais disponibiliza diversas respostas sociais, como creche, jardim-de-infância, centro de atividades e de tempos livres e intervenção precoce.

Os órgãos municipais destacam, igualmente, a atuação da Santa Casa da Misericórdia no que respeita à população adulta, mediante serviço de apoio ao domicílio, centro de dia, estrutura residencial para idosos, lar residencial, centro de atividades ocupacionais, serviço de atendimento e acompanhamento social, gestão do refeitório e cantina social.

A câmara, que submeteu as propostas de medalhas, aprovadas depois pela assembleia municipal, vai também "premiar personalidades, empresas e instituições que se distinguiram pelos seus méritos e feitos nos mais variados domínios de atuação, contribuindo para o engrandecimento e prestígio do município".

O Observatório do Lago Alqueva -- OLA e a Reserva Dark Sky Alqueva vão receber a Medalha de Mérito Científico por constituírem "projetos criativos e inovadores e importantes infraestruturas de apoio ao astroturismo", contribuindo, assim, "para que todos aqueles que visitam o concelho possam usufruir de um dos melhores céus do mundo", justificou a autarquia.

A Medalha de Mérito Cultural vai para cinco grupos corais do concelho (Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz, Freguesia de Monsaraz, Gente Nova, Bel'Aurora e Os Amigos do Cante -- Falcões), enquanto a Medalha de Mérito Empreendedor vai reconhecer o empreendimento turístico São Lourenço do Barrocal, o primeiro hotel de cinco estrelas do concelho e do Alqueva e "um dos maiores investimentos no município no século XXI".

Na cerimónia, acrescentou a autarquia, vão ainda ser agraciados com a Medalha de Bons Serviços e Dedicação ao Município os trabalhadores municipais que, no exercício da sua atividade, se distinguiram pelo exemplar comportamento, competência profissional e dedicação à causa pública.

As comemorações do 13.º aniversário da eleição de Reguengos de Monsaraz a cidade vão decorrer no Auditório Municipal, a partir das 21:30, e incluem um concerto da Orquestra Jazz de Évora.