Nacional

JPP diz que as autarquias do partido devem ser "exemplo" para Governo da Madeira

JPP diz que as autarquias do partido devem ser "exemplo" para Governo da Madeira

O dirigente do Juntos Pelo Povo (JPP) na Madeira, Élvio Sousa, disse hoje que as autarquias deste partido "devem ser um exemplo" para o Governo Regional do PSD no arquipélago.

"As autarquias do JPP devem ser um exemplo para o Governo Regional seguir, exemplificar e constituir", declarou o responsável, no âmbito das jornadas parlamentares sobre o poder local que o partido organizou hoje em Santa Cruz para "ajudar" os autarcas eleitos nas autárquicas de 01 de outubro, alguns dos quais vão ter a sua primeira experiência nesta área.

"Falámos de questões relacionadas sobre como gerir uma autarquia, seja ela uma câmara, uma junta ou uma assembleia, que modelos o JPP tem seguido e o exemplo ganhador de Santa Cruz, que pegou numa autarquia que tinha uma dívida de mais de 54 milhões de euros, sem aumentar impostos", declarou Élvio Sousa.

O também líder parlamentar do JPP na Assembleia Legislativa da Madeira acrescentou que esta é "uma crítica direta ao Governo Regional, que tem o regime fiscal acima da média e a dívida está a crescer".

O município de Santa Cruz, apontou, não precisou de aumentar impostos para baixar a despesa corrente e para reduzir a dívida aos 18 milhões de euros e "no final do mandato ainda teve capacidade de investimento na ordem dos dois milhões de euros para trazer melhor qualidade de vida da população".

Élvio Sousa destacou o trabalho realizado neste concelho contíguo a leste do Funchal, que, opinou, é um "exemplo" e "um modelo de sucesso em matéria de redução de despesa, que é o que o Governo Regional precisa neste momento, em que está a aumentar a despesa corrente e a dívida global está a aumentar".

O deputado madeirense ainda manifestou a sua preocupação por ver "o agora vice-presidente do Governo [da Madeira] a dizer que não vai estar calado perante a falta de compromisso de Lisboa com a Madeira".

"Aparentemente ficará calado diante da situação da saúde, da educação e do desemprego na região", referiu.

Élvio Sousa mencionou que "gerir uma câmara e gerir um governo é manifestamente diferente, mas gerir contas, sejam pessoais ou institucionais, exige a mesma competência em matéria fiscal, procurando reduzir a dívida sem trazer mais impostos para a população".

Nas últimas eleições autárquicas, o JPP manteve a governação na Câmara Municipal de Santa Cruz e integrou a coligação Confiança (PS/BE/JPP/PDR/Nós, Cidadãos!), que lidera o principal município da Madeira, o do Funchal.