Desporto

Marc Marquéz com a 'pole position' em Moto GP e vantagem preciosa face a Dovizioso

Marc Marquéz com a 'pole position' em Moto GP e vantagem preciosa face a Dovizioso

O espanhol Marc Marquéz (Honda), campeão mundial em Moto GP, demonstrou hoje estar preparado para no domingo, no Grande Prémio da Austrália, reforçar a condição de líder, ao 'agarrar' a 'pole position'.

Hoje, na sessão de qualificação no circuito de Phillip Island, o três vezes campeão mundial foi o mais rápido, com 1.28,386 minutos, ainda assim abaixo do registo que lhe deu em 2013 o recorde no circuito australiano (1.28,108).

Marquéz, que lidera o Mundial com 244 pontos, verá o seu grande rival nesta época, o italiano Andrea Dovizioso (Ducati), sair na quarta fila, no 11.º lugar, depois de não ter conseguido melhor do que 1.29,426 na qualificação.

"Isto pode mudar muito, o tempo está instável, se estiver seco é tentar manter-me à frente de Dovizioso, mas em Motegui (no Japão) também saiu em nono e quatro voltas depois estava atrás de mim", alertou o líder mundial em relação ao italiano.

Já o italiano, vice-líder do campeonato, lamentou o 'atraso' que terá, mas garantiu que irá lidar com a situação.

"Sair detrás, do 11.º, pode limitar e é uma pena, mas é inútil estar a lamentar-me, temos que nos concentrar nas pequenas coisas que podemos melhorar, pois em 27 voltas pode acontecer muita coisa e a degradação dos pneus é sempre muito grande aqui", referiu Andrea Dovizioso.

Atrás de Marc Marquéz, na segunda posição da grelha, partirá o seu compatriota Maverick Viñales (Yamaha), terceiro classificado no campeonato mundial e que hoje teve como melhor registo 1.28,719 minutos.

Da terceira posição sairá o francês Johann Zarco (Yahama), que no Mundial é sexto classificado.

Na categoria mais baixa do Mundial de motociclismo, o Moto 3, a 'pole position' para a corrida de domingo pertence ao espanhol Jorge Martin (Honda), quinto no campeonato, enquanto o líder, o também espanhol Joan Mir (Honda) foi terceiro.

Nesta 16.ª e antepenúltima corrida, o português Miguel Oliveira sairá do terceiro lugar na categoria intermédia, sendo a quarta vez na época que arrancará na primeira linha, depois de ter duas 'pole positions' e um segundo lugar em qualificações.

Miguel Oliveira é quarto classificado no Mundial de Moto 2, competição em que esta época já subiu seis vezes ao pódio, com dois segundos lugares e quatro terceiros.

O Grande Prémio da Austrália disputa-se às 04:20 (horas de Lisboa) de domingo.