O Jogo ao Vivo

Nacional

Ministro Manuel Heitor destaca "capacidade científica" do Porto na área da Saúde

Ministro Manuel Heitor destaca "capacidade científica" do Porto na área da Saúde

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, destacou hoje a "capacidade científica muito importante" existente no Porto na área da saúde e defendeu a "densificação" do país com atividades ligadas ao conhecimento.

Em declarações aos jornalistas sobre a mudança da sede do Infarmed para o Porto, Manuel Heitor disse ainda que "os movimentos de descentralização são positivos".

"Obviamente, na saúde temos no Porto, hoje, uma capacidade científica muito importante", referiu.

Manuel Heitor sublinhou que o Governo está envolvido na concretização de um centro de investigação na área do cancro, ligado à rede europeia.

"Estou certo que o futuro passa por ter um conjunto de infraestruturas científicas e empresarias em todo o país", disse ainda, defendendo a densificação do território com atividades baseadas em conhecimento.

Manuel Heitor falava em Braga, à margem da assinatura de um memorando de entendimento entre a Universidade do Minho, a Universidade do Texas e a Fundação para a Ciência e Tecnologia para instalação naquela academia minhota de um centro de computação avançada.

O anúncio da transferência da sede do Infarmed de Lisboa para o Porto foi feito pelo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, na terça-feira, um dia depois de se saber que o Porto não conseguiu vencer a candidatura para receber a sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA), que vai ser deslocalizada de Londres para Amesterdão.

O Infarmed - Agência Nacional do Medicamento tem 350 trabalhadores e mais cerca de 100 colaboradores externos que incluem especialistas.