Nacional

Novo quartel da GNR de Valongo do Vouga está pronto mas só deve abrir em 2018

Novo quartel da GNR de Valongo do Vouga está pronto mas só deve abrir em 2018

A Câmara de Águeda informou hoje que o novo quartel da GNR, em Valongo do Vouga, só deverá entrar em funcionamento no início de 2018, estando a decorrer negociações para apurar o valor da renda a pagar pelo Governo.

A obra financiada pela autarquia e orçada em 560 mil euros está concluída, faltando apenas terminar os arranjos exteriores (jardins e passeios).

"Neste momento, encontramos-nos em negociações com o Ministério da Administração Interna (MAI) para apurar o eventual valor da renda e a colocação do mobiliário", disse à Lusa o presidente da Câmara de Águeda, Gil Nadais (PS), adiantando que a entrada em funcionamento está prevista para o início de 2018.

Segundo o autarca, trata-se de uma obra "ansiada não apenas pelos militares que aí prestam serviço, mas também pela população que vê assim assegurada a manutenção daquela força de segurança numa vasta área do concelho de Águeda".

O novo quartel encontra-se situado no antigo edifício das cantinas e vestiários da fábrica António Pereira Vidal, que sofreu obras de reconstrução e adaptação.

A obra resultou de uma colaboração entre a Câmara de Águeda, a Junta de Freguesia de Valongo do Vouga e a empresa Lanidor, que cedeu as instalações.

O projeto de adaptação foi elaborado pelos serviços técnicos da Câmara de Águeda, em colaboração com os técnicos da Direção Geral de Infraestruturas e Equipamentos do MAI, que homologou o projeto de arquitetura e a memória descritiva.

O novo quartel da GNR integra um balcão de atendimento, secretaria, gabinetes e sala de espera, instalações sanitárias, posto de rádio, sala de apoio à vítima, gabinetes de inquérito e duas celas de detenção.

Os efetivos terão à sua disposição sala de refeições e convívio, vestiários, ginásio, quartos de pernoitas e lavandaria.

O edifício principal terá ainda arrecadação de achados e material apreendido, o "arquivo morto" e outras arrecadações.

Completam o novo quartel a garagem automóvel, parqueamento coberto e parada.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG