O Jogo ao Vivo

Economia

OE2018: PS propõe redução da taxa de juro de empréstimo que Madeira contraiu junto do Estado

OE2018: PS propõe redução da taxa de juro de empréstimo que Madeira contraiu junto do Estado

O grupo parlamentar do PS propôs hoje uma redução da taxa de juro que a Região Autónoma da Madeira paga pelo empréstimo que contraiu junto do Estado, no âmbito do Programa de Ajustamento Económico e Financeiro.

Num aditamento à proposta de lei do Orçamento do Estado para 2018, o partido lembra que a Madeira "contraiu um empréstimo junto do Estado Português até ao montante de 1,5 mil milhões de euros, à taxa de juro fixa de 3,375%, acrescida de um spread de 0,15%".

Lembrando que o "custo de financiamento da República Portuguesa diminuiu consideravelmente" nos últimos anos, o PS considera que "é de toda a justiça que se proceda igualmente a uma redução da taxa de juro deste empréstimo".

Para o grupo parlamentar, esta redução terá "um impacto significativo na região" porque vai permitir "afetar mais recursos financeiros às necessidades da população e empresas madeirenses".

Nesse sentido, o partido propõe ao Governo avaliar "as condições para uma redução da taxa de juros em vigor no âmbito do Empréstimo do Plano de Ajustamento Económico e Financeiro celebrado entre a Região Autónoma da Madeira e o Estado Português".