Nacional

Projetos intergeracionais são novidade no Orçamento Participativo Jovem de Valongo

Projetos intergeracionais são novidade no Orçamento Participativo Jovem de Valongo

A câmara de Valongo vai apoiar projetos intergeracionais no âmbito do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) que arranca sexta-feira, indicou hoje o presidente da autarquia, explicando que o objetivo é "por a sabedoria e a irreverência ao serviço da comunidade".

Em causa está a quinta edição do OPJ de Valongo, no distrito do Porto, cuja verba alocada pela câmara para este ano é de 120.000 euros, um valor superior ao do ano passado, que foi de 80.000.

Serão selecionados cinco projetos de âmbito escolar, cinco sobre o espaço público e a novidade é a atribuição de 20 mil euros para duas propostas que sejam elaboradas por jovens e seniores em parceria.

"O objetivo é juntar duas gerações, juntar a sabedoria dos mais velhos com a irreverência dos mais novos e colocar isto ao serviço da comunidade. Pode ser o avô ou a avó, ou vizinhos seniores, a juntarem-se aos mais novos. Acho que esta ideia tem muito potencial porque podem surgir visões e estratégias diferentes", referiu o presidente da câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro.

O autarca recordou que, na última edição, inscreveram-se e votaram no OPJ "milhares de pessoas", mostrando expectativa de "dobrar" o número este ano.

O prazo para apresentação de propostas começa sexta-feira e termina dia 02 de março.

A proposta de OPJ com as alterações mencionadas mereceu hoje aprovação unânime em reunião de câmara.

Paralelamente, José Manuel Ribeiro revelou à Lusa que foi decidido manter o Orçamento Participativo destinado a funcionários da autarquia, um projeto que adjetiva de "inédito" e "inovador" no âmbito das autarquias.

Trata-se de atribuir uma verba a projetos propostos pelos funcionários da câmara, sendo que esta será a segunda edição e na primeira ficou definido que o dia de aniversário de cada trabalhador é transformado em folga e foram instituídas aulas de descontração para todos os interessados.