O Jogo ao Vivo

Nacional

Sessenta pessoas em ação de limpeza e recuperação da floresta no concelho de Tondela

Sessenta pessoas em ação de limpeza e recuperação da floresta no concelho de Tondela

Sessenta pessoas participam no sábado numa ação de limpeza e recuperação de espaço florestal, que irá decorrer no concelho de Tondela, revelou hoje o coordenador do núcleo de Viseu da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA).

De acordo com o coordenador do núcleo de Viseu da ASPEA, Jorge Loureiro, esta iniciativa realiza-se na zona de São Marcos, na freguesia de Santiago de Besteiros, onde há cerca de dois anos foi levada a cabo uma ação de reflorestação após as chamas terem consumido esta mancha nos incêndios de 2013.

"Felizmente, este pequeno bosque não ardeu nos incêndios de outubro deste ano. Tudo à volta está queimado, mas esta nossa plantação é uma das poucas áreas verdes que se vê", sustentou.

Em declarações à agência Lusa, Jorge Loureiro explicou que a ação denominada 'Renascer: Vida e Floresta' surge no âmbito do projeto "Planta Bosques Portugal" e "Padrinhos da floresta".

"Irá decorrer entre as 08:30 e as 17:30 de sábado, com o grande objetivo de chamar a atenção para a importância da limpeza em espaço florestal. Esta será a primeira operação de manutenção neste espaço, dois anos depois de termos plantado este bosque", informou.

O projeto "Planta Bosques Portugal" está há três anos consecutivos no distrito de Viseu, tendo entre 2015 e 2017 cerca de 600 voluntários plantado 12 mil árvores na Serra do Caramulo, em Santiago de Besteiros (Tondela) e em Sernada, Santos Evos (Viseu).

Este tipo de ações "são para continuar" e no início do próximo ano terá lugar mais uma reflorestação, em local a definir.

"Talvez em final de fevereiro ou início de março haja mais uma ação de reflorestação na zona centro", acrescentou.

A ação "Renascer: Vida e Floresta" é organizada pelo núcleo ASPEA Viseu e tem o apoio da Câmara de Tondela e Junta de Freguesia de Santiago de Besteiros e do Instituto Politécnico de Viseu.