
Foto: Patrick T. Fallon/AFP
A Paramount lançou uma contraproposta de 93 mil milhões (MM) de euros para a compra da Warner Bros, dias após o anúncio de um acordo para a compra desta empresa pela Netflix por cerca de 71 MM de euros.
A Paramount disse hoje que apresentou uma oferta que vale 108,4 mil milhões de dólares (93,2 mil milhões de euros) pela totalidade da Warner Bros. Discovery (WBD), mais do que os 82,7 mil milhões de dólares (71,15 mil milhões de euros) da oferta da Netflix, que não inclui o valor dos canais de cabo da empresa.
A empresa afirmou, em comunicado, que irá dirigir-se diretamente aos acionistas da WBD com uma oferta, totalmente em dinheiro, de 30 dólares (25,81 euros) por ação pela totalidade da WBD, incluindo o seu segmento Global Networks, pedindo-lhes que rejeitem o acordo com a Netflix.
A Paramount assegurou ainda que, caso compre a Warner, conseguirá aguentar o processo regulatório, ao contrário da Netflix, e criticou a oferta da empresa de 'streaming' por "expor os acionistas da WBD a um processo regulatório prolongado em várias jurisdições, com um resultado incerto, juntamente com uma combinação complexa e volátil de ações e dinheiro".
"Acreditamos que a nossa oferta criará um Hollywood mais forte. É do interesse da comunidade criativa, dos consumidores e da indústria cinematográfica", afirmou o presidente e CEO da Paramount, David Ellison, num comunicado.
Na sexta-feira, a Netflix fechou um acordo para comprar a WBD, a gigante de Hollywood por trás de "Harry Potter" e da HBO Max.
O acordo em dinheiro e ações está avaliado em 27,75 dólares (23,87 euros) por ação da Warner, o que dá um valor total à empresa 82,7 mil milhões de dólares (71,15 mil milhões de euros), incluindo dívidas.
Se a compra for concretizada, a Netflix ficará com o catálogo de cinema e de televisão da Warner Bros, incluindo a HBO Max. Não estão incluídas no acordo redes como a CNN e a Discovery.
A transação deverá ser concluída nos próximos 12 a 18 meses, após a Warner concluir a separação das suas operações de cabo.
O presidente Donald Trump disse no domingo que o acordo fechado pela Netflix "pode ser um problema" devido à dimensão da quota de mercado combinada.
O presidente republicano afirmou que estará envolvido na decisão sobre se o Governo federal deve aprovar o acordo.
A oferta pública da Paramount expira em 8 de janeiro de 2026, a menos que seja prorrogada.
As ações da Warner Bros. e da Paramount subiram hoje entre 5% e 6% na abertura do mercado, enquanto as ações da Netflix caíram ligeiramente.
