Média

Dois estilos diferentes na final da Operação Triunfo

Dois estilos diferentes na final da Operação Triunfo

Um dos dois se irá sagrar esta noite o primeiro homem a vencer a "Operação Triunfo". Diogo, ou Jorge, eis a questão. Além dos registos que em nada se tocam, o nortenho irreverente em contraposição ao alentejano mais tradicional, o hiato entre as idades é flagrante.

Um tem 18 anos, é estudante, oriundo do Porto, embora viva no Entroncamento. O outro soma 33 anos, vem de Portel e é designer de profissão. Falamos, pois, dos finalistas da OT, Diogo e Jorge, respectivamente, os quais disputam o primeiro lugar no pódio daquela que é a quarta edição do programa da RTP1.

Se o primeiro se enquadra num registo alternativo, o segundo tem no Fado e na música portuguesa a zona de conforto.

As afinidades quanto aos atributos dos concorrentes são poucas. Comungam, é certo, de "uma boa voz", e de um timbre agradável ao ouvido, como o júri tem vindo a reforçar nas galas. Porém, são uma espécie de antítese musical. A segurança e calma, contrastam com a rebeldia e frescura.

À partida, tal até poderá facilitar o escrutínio a levar a cabo pelos espectadores que têm a cargo eleger o "melhor". Ou não. Ambos são bons. Cada um, à sua maneira, pelo que o fenómeno inverso também não será descabido.

Jorge já foi a votos umas quantas vezes, mas foi poupado pelo público. Diogo foi o escolhido pelo júri para passar directamente à final, em detrimento da Lia, eliminada na semana passada. No entanto, tudo pode acontecer e peneirada a parte da competição, o espectáculo está garantido.

Os 13 ex-alunos do formato irão participar nesta emissão. Aliás, abrem as hostes com o tema "When Love Takes Over" de David Guetta Feat. Kelly Rowland. A solo Diogo cantará "Laços" dos Toranja e "Fix You" dos Coldplay, enquanto que Jorge fará ecoar "Jardins Proibidos" de Paulo Gonzo e "Pride (In The Name of Love)" dos U2.

Os dois entoarão "Don"t Let the Sun Go Down on Me" de Elton John & George Michael, naquele que será o últimodueto. Haverá ainda lugar para o medley "Umbrella / Singing in the Rain" a ser interpretado por todos os ex-concorrentes, adivinhando-se uma saudável picardia melódica entre rapazes e raparigas.

Tim e Lúcia Moniz

Também a apresentadora Sílvia Alberto e o repórter Pedro Fernandes pisarão o palco, cabendo-lhes dar voz a "Elephant Love Medley" de "Moulin Rouge". O jurado Rui Baeta despede-se com "Maria" de "West Side Story". Como vem sendo hábito, a noite contará ainda com convidados de peso. Tim cantará "Voar" com um dos finalistas, o outro interpretará "Try Again" ao lado de Lúcia Moniz. Já os Expensive Soul farão brilhar "O Amor é Mágico".

Outros Artigos Recomendados