Média

Gonçalo Waddington regressa às novelas

Gonçalo Waddington regressa às novelas

Nove anos depois de "Lusitana Paixão" (RTP), Gonçalo Waddington regressa às novelas em "Laços de Sangue" (SIC). O actor, que interpreta o papel de Daniel Mendonça, declara abertamente que a actuação na novela é um "complemento financeiro".

A vida de Gonçalo Waddington é o teatro em primeiro lugar, o cinema em segundo, a escrita para TV e cinema em terceiro. A ordem pode ser trocada, mas o que não entra na roda é ser actor de telenovelas a tempo inteiro. "Não é de todo o que pretendo para a minha vida. Tenho de estar solto", disse ontem o actor em resposta à pergunta sobre se tenciona assinar um contrato com a SIC.

Sem rodeios, disse aos jornalistas que acompanharam a sua entrada no elenco de "Laços de Sangue": "Não é o meu objectivo de vida fazer novelas. Não posso dizer que fazendo novelas chego a casa altamente realizado. A novela é para mim um complemento financeiro".

Gonçalo Waddington foi convidado pela produção de "Laços de Sangue" - uma parceria SIC/TV Globo - para participar no elenco até ao final (estreou-se em Setembro). O actor aceitou na condição de interpretar um personagem que exigisse poucas gravações e lhe desse tempo para a peça que está a preparar.
Daniel Oliveira (o seu personagem) é um veterinário de 38 anos,  filho de um grande proprietário alentejano de quem herda o gosto pela caça, mas não pelo negócio. É um marialva que consegue a proeza de aliar o gosto pela boa vida com um enorme respeito pelos animais. Conhecerá Rita por quem se sentirá atraído, desenvolvendo-se entre os dois a clássica relação de "amor-ódio" que comporta vários momentos de humor.

 "Acima da média"

"Este personagem tem muita margem de progressão e de evolução", referiu o actor, que elogiou a direcção de actores e a supervisão de Aguinaldo Silva (TV Globo). "Vi os primeiros episódios e achei que estava acima da média".
A comparação com a linguagem das novelas da TVI foi inevitável. "Esta é muito equilibrada, surpreendente", declarou.
Como actor de teatro, Gonçalo Waddington representará em breve "Rosmersholm", de Henrik Ibsen, no CCB.
Embora não pretenda dedicar-se a tempo inteiro às novelas, o protagonista de vários programas - destaque para a série "Até Amanhã Camaradas" - concluiu sublinhando o "desafio" de regressar após ter feito "Lusitana Paixão". Mais recentemente, fez parte do elenco do programa de humor "Os Contemporâneos" (RTP).

ver mais vídeos