Média

Jornal “24 Horas” e “Global Notícias” saem de circulação

Jornal “24 Horas” e “Global Notícias” saem de circulação

A Administração da Global Notícias informou ontem do encerramento dos jornais “24Horas” e “Global”, com distribuição gratuita, e do consequente despedimento colectivo.

O “24 Horas” chega esta terça-feira às bancas pela última vez e o Global sai de circulação no dia seguinte.

Segundo a administração, a medida decorre “da profunda alteração estrutural do mercado de Imprensa”. Em comunicado, a Global Notícias lembra ainda que a reestruturação levada a cabo em 2009 teve “repercussões positivas nos indicadores operacionais e financeiras, mas não se revelou suficiente”.

No caso do “24 Horas”, a circulação paga no primeiro bimestre de 2010 foi de 16 mil exemplares, uma queda de 50% face ao ano anterior. O Global tinha uma circulação de 140 mil, mas ressentiu-se da quebra na publicidade.

Um terço dos jornalistas do “24 Horas”, mais exactamente 17, foram contactados com vista a poderem ser integrados noutras publicações do grupo, nomeadamente no “Diário de Notícias” e revistas, como a “Notícias Sábado”. Os profissionais do “Global” regressam aos lugares detidos anteriormente.

Além de manifestar a sua solidariedade para com os jornalistas que a empresa pretende despedir, o Sindicato dos Jornalistas exortou ainda a Global Notícias e o grupo Controlinveste, que a detém, a desenvolverem todos os esforços para garantirem emprego aos trabalhadores. A Global de Notícias é ainda proprietária do “Jornal de Notícias”,“O Jogo”, do “Jornal do Fundão”, entre outros.

ver mais vídeos