Média

"Obrigado e Adeus" no último "News of the World"

"Obrigado e Adeus" no último "News of the World"

"Obrigado e Adeus" lê-se na capa da última edição do jornal britânico "News of the World", este domingo, numa despedida "triste mas orgulhosa" dirigida aos "7,5 milhões de leitores fiéis".

Jornalistas, editores e membros da produção saíram da sede do jornal em Londres e alinharam-se perante as máquinas fotográficas de colegas da comunicação social de vários países. Uns com lágrimas, outros vestindo uma t-shirt branca com o logótipo do jornal e outros mostrando a primeira página da última edição.

"Obrigado e Adeus" é o título escrito em letras maiúsculas, junto ao qual se lê numa impressão com letra mais reduzida: "Após 168 anos, finalmente nos despedimos com tristeza mas muito orgulho dos nossos 7,5 milhões de leitores fiéis".

A primeira página está ilustrada com imagens de algumas das mais famosas capas do tablóide britânico que envolveram celebridades, membros da família real e políticos.

O escândalo da escutas do "News of the World" causou indignação esta semana, depois de ter sido noticiado que, para além de celebridades, artistas ou políticos, terão sido objecto desta prática vítimas de homicídio e familiares de soldados mortos no Afeganistão e Iraque e de vítimas dos atentados terroristas de 2005 em Londres.

Segundo uma oficial da polícia, estão a ser analisados documentos com mais de 11 mil páginas, que possuem mais de quatro mil nomes de possíveis alvos de escuta.

A News Corporation, grupo proprietário do "News of the World", anunciou na quinta-feira que o título iria publicar a última edição este domingo devido ao escândalo, que levou várias empresas a retirar a publicidade.