Autárquicas 2013

Candidatos do BE Porto e Gaia querem projeto de despoluição do Douro

Candidatos do BE Porto e Gaia querem projeto de despoluição do Douro

Os candidatos do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara do Porto e de Gaia, José Soeiro e Eduardo Pereira, defenderam este sábado a implementação de um projeto intermunicipal para a despoluição do rio Douro.

Nos últimos anos, relembraram os bloquistas, apesar de terem entrado em funcionamento sete estações de tratamento de águas residuais (ETAR) no Douro, os níveis de poluição continuam "muito acima" do limite.

"Os problemas do Douro rebentam as escalas de poluição, nomeadamente em coliformes fecais cujo valor, em algumas zonas, é superior a um milhão, quando o nível aceitável para banho é 100", disse José Soeiro à Lusa, à margem de uma viagem de barco pelo rio.

Na opinião do candidato do BE/Porto, é necessário existir uma articulação intermunicipal nas políticas de ambiente e ordenamento do território.

Muitas das ETAR"s, disse José Soeiro, tem a sua capacidade de tratamento subaproveitada porque não existem ligações a habitações.

A Universidade do Porto, considerou, tem um conhecimento "muito qualificado" sobre o Douro que tem sido "desperdiçado" pela autarquia.

"Valeria a pena envolver a universidade e os centros de investigação que se dedicam a esta matéria [poluição no Douro]", frisou.

Com a mesma opinião, o candidato bloquista a Gaia considerou a despoluição do rio uma "necessidade absoluta" para valorizar o Douro como elemento paisagístico, atrativo turístico e espaço de lazer.

"Muitas das zonas ribeirinhas do Porto e Gaia estão abandonadas e mal cuidadas e precisam de ser valorizadas, enquanto espaço de lazer, mas que não ponham em risco a segurança das pessoas. Este verão, tal como todos os anos, tivemos acidentes fatais nas praias do rio e não pode ser", disse.

As praias do Douro, salientou, não têm condições para ser usadas como zonas balneares devido aos níveis de poluição e às correntes.

Além de José Soeiro, concorrem à Câmara do Porto Luís Filipe Menezes (PSD/PPM/MPT), Manuel Pizarro (PS), Rui Moreira (independente), Nuno Cardoso (independente), Pedro Carvalho (CDU), José Carlos Santos (PCTP/MRPP) e José Manuel Costa Pereira (PTP).

Em Gaia, para além de Eduardo Pereira, concorrem Eduardo Vítor Rodrigues (PS), Jorge Sarabando (PCP-PEV), Cristiana Máximo (PCTP/MRPP), Carlos Abreu Amorim (PSD/CDS), Guilherme Aguiar (independente), Manuel Vieira Machado (independente) e Manuel Almeida (PTP).