Autárquicas 2013

Fim da coligação PSD/CDS em Coimbra oferece poder ao PS

Fim da coligação PSD/CDS em Coimbra oferece poder ao PS

O fim da coligação PSD/CDS em Coimbra pode revelar-se fatal para a reeleição de Barbosa de Melo. Doze anos depois, segundo a sondagem JN, Manuel Machado (PS) regressará à presidência da Câmara.

Quando o vereador Luís Providência (CDS-PP) reivindicou ao presidente da Câmara de Coimbra, João Paulo Barbosa de Melo (PSD), a subida do quinto para o terceiro lugar na lista da coligação "Por Coimbra" (PSD/CDS-PP/PPM), o autarca social-democrata rejeitou. E, convicto da vitória "laranja", terá mesmo confidenciado a um grupo de apoiantes que não temia a concorrência de uma candidatura popular.

Ler mais na versão e-paper ou na edição impressa

Ficha Técnica

Estudo de opinião efetuado pela Eurosondagem, S.A., para o JN, nos dias 13 e 15 de setembro de 2013. Entrevistas telefónicas, realizadas por entrevistadores selecionados e supervisionados. O universo é a população com 18 anos ou mais, residente no concelho de Coimbra, e habitando em lares com telefone da rede fixa. Foram efetuadas 710 tentativas de entrevistas e, destas, 104 (14,6%) não aceitaram colaborar no estudo de opinião. A escolha do lar foi aleatória nas listas telefónicas e o entrevistado, em cada agregado familiar, o elemento que fez anos há menos tempo, e desta forma aleatória resultou, em termos de sexo feminino - 51,8%; masculino - 48,2%, e no que concerne à faixa etária dos 18 aos 30 anos - 20,0%; dos 31 aos 59 - 47,7%; com 60 anos ou mais - 32,3%, num total de 606 entrevistas validadas. O erro máximo da amostra é de 3,97%, para um grau de probabilidade de 95,0%.

ver mais vídeos