Autárquicas 2013

José Maria Costa com vitória folgada em Viana

José Maria Costa com vitória folgada em Viana

José Maria Costa continua a espreitar um dos melhores resultados de sempre para o PS em Viana do Castelo, apesar de uma queda de 2,3% em relação a julho. Tem 50,9% das intenções, o dobro da votação no PSD.

Mantém-se praticamente inalterado o cenário da corrida à Câmara de Viana do Castelo. Dois meses volvidos sobre o último estudo realizado para o JN na capital do Alto Minho, o socialista José Maria Costa continua a liderar, folgadamente, as intenções de voto dos vianenses, podendo mesmo alcançar o melhor resultado já conseguido pelo PS no antigo bastião social-democrata.

Desta feita, consegue 50,9%das intenções (em julho tinha 53,2%), duas décimas a menos do melhor resultado de sempre dos socialistas na "Princesa do Lima": 51,1%, em 2001, com Defensor Moura. A exemplo da primeira sondagem do JN, de maio, Costa poderá eleger entre cinco a seis vereadores.

Já os social-democratas, liderados pelo presidente da distrital do partido e deputado eleito pelo círculo alto-minhoto Eduardo Teixeira, são a única formação a subir (1,5%) em relação a julho, para 25,1%, o melhor resultado dos três estudos realizados pela Eurosondagem para o JN. Como em maio, poderá eleger entre dois a três vereadores. Em julho, o estudo atribuía ao PSD dois vereadores, panorama que, a verificar-se, traduzir-se-ia num dos mais baixos resultados de sempre dos social-democratas em Viana do Castelo.

Rosto da candidatura centrista, Carlos Meira desce, também, sete décimas nas intenções de voto em relação a julho, não conseguindo, com 6,8%, a eleição.

Já a candidatura comunista, liderada pela ex-eurodeputada Ilda Figueiredo, consegue, no estudo realizado este mês, os mesmos 10,9% das intenções de voto que a sondagem realizada em julho já lhe atribuía, percentagem essa que permite, assim, à CDU, o regresso ao Executivo municipal, de onde a força política estava desde 2005 afastada.

Entre as últimas candidaturas conhecidas à autarquia, a do PCTP/MRPP, liderada por Hermínia Antunes, consegue o melhor resultado, com 1,1% das intenções de voto dos eleitores, contra 0,7% da lista do Partido pelos Animais e pela Natureza, encabeçada por Hélder Pena.

O estudo aponta, ainda, para uma ligeira subida dos votos nulos e em branco, para os 4,5 %(em julho totalizavam 4,1%), assim como uma ligeira descida do número de eleitores que não sabem ou não respondem : 13,5% (em julho, beiravam os 14%).

FICHA TÉCNICA:

Estudo de Opinião efetuado pela Eurosondagem, S.A., para o JN, nos dias 12 e 13 de Setembro de 2013.

Entrevistas telefónicas, realizadas por entrevistadores selecionados e supervisionados. O Universo é a população com 18 anos ou mais, residente no Concelho de Viana do Castelo, e habitando em lares com telefone da rede fixa. Foram efetuadas 621 tentativas de entrevistas e, destas, 110 (17,7%) não aceitaram colaborar no Estudo de Opinião.

A escolha do lar foi aleatória nas listas telefónicas e o entrevistado, em cada agregado familiar, o elemento que fez anos há menos tempo, e desta forma aleatória resultou, em termos de sexo, (Feminino - 52,6%; Masculino - 47,4%), e no que concerne à faixa etária, (dos 18 aos 30 anos - 19,6%; dos 31 aos 59 - 48,1%; com 60 anos ou mais - 32,3%) num total de 511 entrevistas validadas. O erro máximo da Amostra é de 4,32%, para um grau de probabilidade de 95,0%.

ver mais vídeos