Autárquicas 2013

Rui Moreira garante que fica como vereador no Porto

Rui Moreira garante que fica como vereador no Porto

Rui Moreira, candidato independente ao Porto, assegurou, este domingo, que assumirá o cargo de vereador no caso de perder a corrida para a Câmara. Mas disse estar convicto da vitória sublinhando que, no dia 29, fará "a festa" e recusou acordos que impliquem abdicar dos "pilares" da sua candidatura.

"Se não ganhar as eleições, ficarei como vereador", seja como "executivo ou não executivo", afirmou durante uma visita a Ramalde, recordando já ter assumido esse compromisso antes da campanha.

Questionado pelos jornalistas sobre o repto lançado pelo candidato comunista, Pedro Carvalho, para que todos clarifiquem se assumirão um lugar na vereação no caso de não serem eleitos como presidente da Câmara, Rui Moreira começou por dizer que não responde à CDU.

"Sei exatamente o que é e compreendo a estratégia", comentou, acusando depois aquela coligação de querer "fazer parte de um executivo qualquer e depois fingir" que não fez.

Instado depois sobre eventuais acordos, no caso de serem necessários perante a votação do próximo dia 29, recusou qualquer entendimento que coloque em causa o essencial do seu programa.

"No próximo domingo, fazemos a festa e, no dia a seguir, vamos governar de acordo com o nosso programa. Nós não fizemos promessas que não podemos cumprir", referiu o candidato. E "relativamente à governação da cidade, naquilo que são os nossos pilares não cederemos de modo algum", assegurou.

Rui Rio foi claro

Questionado depois sobre se gostaria de receber o apoio claro de Rui Rio, recordou que o atual presidente afirmou que não se revia no projeto de Luís Filipe Menezes porque "renega tudo aquilo que fez na cidade". "Não espero nada mais dele", comentou, considerando que a sua "mensagem foi clara".

"Prestou um notável serviço à cidade ao tornar claro aquilo que para muitas outras pessoas também deveria ser claro e até hoje não foi", afirmou, a propósito, Rui Moreira.

Recordando que já concordou com Rui Rio e discordou dele "em muitas circunstâncias", reconheceu-lhe uma qualidade. "Diz tudo aquilo que quer e só aquilo que quer e acho que a mensagem é muito clara", rematou Moreira.

Imobusiness