Autárquicas 2013

Rui Moreira vence no Porto

Rui Moreira vence no Porto

O candidato independente Rui Moreira deverá ser o próximo presidente da Câmara Municipal do Porto, de acordo com as primeiras projeções para as eleições autárquicas deste domingo, avançadas pela SIC e RTP.

A projeção avançada pela SIC, com base na Eurosondagem, coloca o candidato independente Rui Moreira à frente, com uma percentagem entre 30 a 34%, seguindo-se o socialista Manuel Pizarro (entre 25 a 28%) e Luís Filipe Menezes (entre 19,4 e 23%).

Pedro Carvalho da CDU deverá alcançar entre 7 a 9,3% dos votos, José Soeiro, do BE, entre 4 a 6,2%, e Nuno Cardoso entre 1 a 1,8%.

Já a projeção da RTP, da Universidade Católica, dá 36 a 40 % a Rui Moreira. Luís Filipe Menezes surge em segundo lugar, com 22 a 25 %, e Manuel Pizarro em terceiro, com 21 a 24 %.

Ainda de acordo com a projeção da RTP, António Costa esmaga em Lisboa com 51 a 55% dos votos, enquanto o movimento "Sentir Lisboa" terá entre 21 a 24% dos votos, CDU 9 a 12 % e BE 4 a 6 %.

Logo após as primeiras projeções, o presidente da concelhia do PSD de Lisboa, Mauro Xavier, assumiu a derrota de Fernando Seara e disse esperar que António Costa "não tenha enganado os lisboetas e que cumpra os 4 anos de mandato".

No Porto, Azeredo Lopes, porta-voz de Rui Moreira na corrida à Câmara do Porto, reagiu às primeiras projeções avançadas pela SIC e pela RTP que lhe dão vitória, afirmando que a candidatura as recebe "com serenidade" e "com muita alegria".

"O Porto é uma grande cidade", atirou o porta-voz, depois de, às oito horas, os apoiantes que enchiam a sede terem recebido o resultado da projeção da SIC com euforia.

"Vitória! Vitória!", gritavam de bandeiras no ar. Mas, à cautela, Azeredo Lopes disse ser necessário esperar pelos resultados finais com serenidade.

* com Manuel Molinos

ver mais vídeos