Autárquicas 2012

Viseu ainda dá maioria ao PSD

Viseu ainda dá maioria ao PSD

Na luta de ex-secretários de Estado pela liderança da Câmara de Viseu, ganha o de Passos Coelho ao de José Sócrates. Ainda assim, o PSD está em queda e o PS obtém o melhor resultado de sempre.

O ex-secretário de Estado adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, Almeida Henriques, candidato social-democrata, alcança a liderança da Câmara de Viseu com 50% dos votos, de acordo com a sondagem do JN, o que lhe garante 5 a 6 mandatos no Executivo, e, portanto, a maioria absoluta. Mas é, ainda assim, o pior resultado do PSD no concelho desde 1997 (54,6%.).

Há, porém, outro dado a reter: se as eleições fossem hoje, Almeida Henriques chegaria à Autarquia com mais folga do que o atual presidente Fernando Ruas, eleito pela primeira vez em 1989, com 38,4% dos votos, e que deixa o lugar ao fim de 24 anos de poder.

O adversário mais direto, o socialista José Junqueiro, também ele ex-secretário de Estado, mas da Administração Local e de um Governo de José Sócrates, fica a pouco mais de dez pontos percentuais do PSD nas intenções de voto. No entanto, o PS, que nunca conseguiu a presidência da Câmara de Viseu, obtém o melhor resultado de sempre(39,3%) e poderá conseguir até quatro mandatos no Executivo.

Esta é, aliás, a segunda vez que o deputado à Assembleia da República disputa a Autarquia. A primeira tentativa foi em 1993, ano em que somou 34,2% dos votos e Fernando Ruas saiu vitorioso com 49% da votação.

Estreia no CDS é a candidatura de Hélder Amaral, também deputado na Assembleia da República que, de acordo com a sondagem, não ultrapassar os 3,6% das intenções de voto e arrisca, assim, o pior resultado do partido, que conquistou a presidência da Câmara de Viseu em 1976, 1979 e 1985.

Candidata pela primeira vez à Autarquia viseense, pelo Bloco de Esquerda, Manuela Antunes, ex- presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do concelho e professora de Educação Física mantém tecnicamente o ritmo do partido no concelho ao arrecadar 2, 6 % do eleitorado, mais três décimas em relação a 2009.

A CDU melhora os resultados eleitorais com Francisco Almeida à cabeça e sobe nas intenções de voto para 2, 1%. É o melhor resultado desde 1985 (2,8%) quando o PCP ainda estava integrado na APU.

O candidato, que já disputou a Câmara de Viseu, é dirigente do Sindicato dos Professores da Região Centro e lidera o Movimento contra a introdução das portagens na A25 e A24 (ex-scut).

FICHA TÉCNICA

Estudo de opinião efetuado pela Eurosondagem, S.A., nos dias 19 e 20 de maio de 2013. Entrevistas telefónicas, realizadas por entrevistadores selecionados e supervisionados. O universo é a população com 18 anos ou mais, residente no concelho de Viseu, e habitando em lares com telefone da rede fixa. Foram efetuadas 596 tentativas de entrevistas e, destas, 85 (14,3%) não aceitaram colaborar no estudo de opinião. A escolha do lar foi aleatória nas listas telefónicas e o entrevistado, em cada agregado familiar, o elemento que fez anos há menos tempo, e desta forma aleatória resultou, em termos de sexo, (feminino - 51,5%; masculino - 48,5%), e no que concerne à faixa etária, (dos 18 aos 30 anos - 18,8%; dos 31 aos 59 - 49,3%; com 60 anos ou mais - 31,9%) num total de 511 entrevistas validadas. O erro máximo da amostra é de 4,32%, para um grau de probabilidade de 95%.

ver mais vídeos