Autárquicas 2013

Tribunal chumba candidaturas a Gondomar e Guarda

Tribunal chumba candidaturas a Gondomar e Guarda

O Tribunal Constitucional (TC) rejeitou, esta segunda-feira, a candidatura de Valentim Loureiro à presidência da Assembleia Municipal de Gondomar, bem como a candidatura de Fernando Paulo à Câmara e de todos candidatos do Movimento Valentim Loureiro Gondomar no Coração às sete juntas de freguesia do concelho. Idêntica decisão foi tomada em relação às candidaturas do movimento independente "A Guarda Primeiro".

Ao que o JN apurou, o Tribunal já terá notificado as partes e fundamenta a decisão com irregularidades na recolha de assinaturas do movimento que atualmente governa a autarquia gondomarense. Com esta decisão, o movimento de independentes que lidera o município, e cujo rosto político é Valentim Loureiro, fica fora da corrida autárquica.

Assim, as eleições vão ser disputadas entre Marco Martins (PS), Maria João Marinho (PSD), Joaquim Barbosa (CDU) e Ana Paula Canotilho (BE). Já no passado dia 27 de agosto o Tribunal de Gondomar tinha rejeitado a candidatura do Movimento Independente, devido a falhas na recolha de assinaturas. O movimento recorreu. Sem êxito.

Na mesma linha de Gondomar foi a decisão para a Guarda, com o TC a inviabilizar todas as candidaturas inerentes ao Movimento "A Guarda primeiro".

Virgílio Bento ficou, assim, impossibilitado de concorrer à Câmara de que foi vice-presidente nos últimos 12 anos pelo fato das assinaturas terem sido recolhidas sem que os subscritores conhecessem a totalidade dos nomes das listas em causa. Pelo caminho ficou igualmente a candidatura do movimento "Juntos pela Guarda", liderada pelo antigo presidente da Junta de freguesia de Aldeia Viço sa, Baltazar lopes.

Neste caso, o TC manteve a decisão do tribunal de primeira instância, que rejeitou a candidatura por causa de irregularidades na identificação dos subscritores. Sendo assim, as eleições autárquicas d e 29 de setembro serão disputadas pelas candidaturas partidárias: PS,PSD,CDU e BE.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG